O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, NATALI DE JESUS FERREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-17T23:15:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-17T23:15:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741431-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo central foi analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada em atividades experimentais e resolução de problemas, sobre o ensino da adição e subtração de frações a respeito da aprendizagem de aspectos conceituais e procedimentais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental. No processo de realização do trabalho empreendemos esforços para responder a seguinte questão norteadora: como se dão os efeitos da aplicação de uma sequência didática sobre aprendizagens conceitual e procedimental de adição e subtração de frações, quando trabalhada junto a estudantes do 6° ano do ensino fundamental? A metodologia adotada foi a Engenharia Didática de Artigue (1996), abordando todas as suas fases (análises prévias, análises a priori, experimentação e análises a posteriori e validação), e como Tendências da Educação Matemática, optamos pelo Ensino de Matemática por Atividades Experimentais e a Resolução de Problemas. A investigação ocorreu no ano de 2022, em uma escola pública no município de Tailândia/PA com uma turma do 6º ano do ensino fundamental e contou com a participação de 29 estudantes. Para a análise dos resultados consideramos os registros das observações e conclusões realizadas pelos estudantes nas atividades aplicadas, o desempenho na resolução de questões do préteste e pós-teste e questionário educacional aplicado aos estudantes. Dentre os principais resultados temos: nos aspectos conceituais, os estudantes conseguiram compreender as regras operatórias para adição e subtração de frações; nos aspectos procedimentais os discentes apresentaram superação das dificuldades de interpretação dos problemas e, consequentemente, conseguiram modelar uma resolução corretamente, além disso, demonstraram aceitação à nova metodologia de ensino. A finalização da pesquisa nos permite concluir que a sequência didática é viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por professores. Constatamos que o processo de ensino de adição e subtração de frações por meio de atividades experimentais proporcionou aos estudantes aprendizagens significativas. Com base nos resultados da dissertação elaboramos um produto educacional intitulado “Adição e subtração de frações por atividades experimentais: sequência didática”, cuja intenção é que o material possa auxiliar tanto professores quanto estudantes no processo de ensino aprendizagem de adição e subtração de frações. O referido produto está disponível no site: https://ccse.uepa.br/ppgem/, na aba dissertações 2023.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5428pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdição e subtração com fraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais