Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universiade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sena, Nelber Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Darroz, Luiz Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-17T22:42:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-17T22:42:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741427 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos mecanismos educacionais empregados no estudo da Biologia é o uso das Atividades Experimentais Construtivistas (AEC), as quais complementa uma melhor compreensão do conteúdo desenvolvido teoricamente em sala de aula. Dessa forma, buscando fazer com que o estudante possa colocar em prática seus conhecimentos anteriores e, ao mesmo tempo, construir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades e competências. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) aqui apresentado tem por objetivo ofertar aos professores subsídios para estruturar aulas experimentais na concepção construtivista, de modo a estimular a participação dos estudantes, proporcionando o desenvolvimento de suas aptidões e compreensão dos conceitos, bem como a construção de conhecimentos por meio da experimentação. Este PE foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e é direcionado aos professores de Biologia do Ensino Médio, na intenção de oferecer uma alternativa no desenvolvimento das AEC em Biologia, estreitamente ligadas ao fenômeno didático. As AEC são planejadas e executadas pelo professor, de forma a desencadear e mediar o diálogo construtivista entre os educandos (PINHO-ALVES, 2000). À vista disso, para possibilitar a aprendizagem por meio das atividades experimentais em Biologia, este PE foi estruturado a partir da perspectiva do Modelo de Atividades Experimentais Construtivistas Rosa, que constitui uma proposta de realização das atividades experimentais na orientação construtivista estruturada em três etapas: pré-experimental, experimental e pós-experimental. Nesse sentido, Rosa e Rosa (2012, p. 05) consideram “[...] importante que, ao iniciar uma atividade experimental, sejam proporcionadas ao estudante discussões que lhe mostrem os conhecimentos envolvidos no estudo”. Este Produto Educacional é de livre acesso a todos que tiverem interesse e foi implementado num contexto real de aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral 4 de Janeiro, município de Porto-Porto/RO, junto a uma turma da primeira série do ensino médio. Nesse sentido, a apresentação do PE: Discorre sobre as AEC no ensino de Biologia, abordando a construção de conhecimento a partir da motivação, com vistas a incentivar o estudante a se envolver de forma ativa e completa no processo de ensino-aprendizagem, usando como recursos a percepção, a linguagem e a memória armazenada durante seu aprendizado. Apresenta a proposta do Modelo de Atividades Experimentais Construtivistas, cuja finalidade é tornar o estudo mais atrativo e desafiador ao estudante, tomando como referencial o construtivismo; Se estrutura em três etapas: pré-experimental; experimental e pós-experimental. Traz sugestões de atividades experimentais para cada atividade. Apresenta uma breve reflexão do processo de implementação das atividades propostas neste PE. A aplicação foi executada em seis encontros, em dias e horários diferentes. A metodologia desenvolvida nesses encontros teve como finalidade apresentar propostas de intervenção na realização da atividade, bem como preparar o estudante na execução da experimentação. A cada encontro foi desenvolvida uma atividade experimental única; os estudantes responderam a um questionário conforme a realização da experimentação, de forma a gerar questionamentos e discussões em grupo. Por fim, apresentam-se informações sobre os autores. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1566KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constutivismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rosa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Conjunto de atividades experimentais construtivistas para o ensino de Biologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Nelber_PRODUTO.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741427/4/Nelber_PRODUTO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons