Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universiade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemes, Rosilene de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Darroz, Luiz Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-16T22:33:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-16T22:33:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741417 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional (PE) integra os estudos desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), na Universidade de Passo Fundo (UPF), RS, no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições da Universidade de Passo Fundo e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR), RO. O estudo adere-se à linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática, sob a orientação do Dr. Luiz Marcelo Darroz. A proposta é direcionada aos professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental (EF). O material oferece estratégias de fácil implementação em sala de aula, possibilitando envolver ativamente os estudantes no processo de aprendizagem por meio de diversas atividades que promove a interação entre os estudantes. O material se configura em um PE, na forma de uma Sequência Didática (SD) - vinculado à dissertação de mestrado intitulada Uma proposta vygotskyana para o ensino de função quadrática no Laboratório de Ensino de Matemática. Foi elaborado com base em atividades desenvolvidas em sala de aula, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objeto do conhecimento é Função Quadrática, que faz parte da unidade temática “Álgebra”; a habilidade a ser desenvolvida (EF09MA06) é “compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis” (Brasil, 2017, p. 317). Para tanto, utilizou-se a teoria da mediação de Vygotsky, a qual fundamenta a estrutura desse sequenciamento, bem como norteia sua implementação em sala de aula. O texto está organizado em quatro etapas. Inicialmente, apresenta-se uma síntese da teoria da mediação de Vygotsky; a seguir, reflete-se sobre a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no processo de ensino de Matemática. Na sequência, encontra-se a descrição das aulas propostas na SD, que está organizada em nove encontros, nos quais se busca estabelecer um diálogo com o professor de Matemática, por meio de “balõezinhos”; também são apresentados alguns “postite” com dicas de aplicações das atividades, além de uma reflexão acerca da aplicação da SD; encontram-se os materiais sugeridos para utilização nas aulas, separadamente, visando facilitar uma possível impressão de páginas isoladas. Por fim, este PE está disponível de forma livre e on-line para os professores da educação básica que almejarem utilizar na íntegra ou em partes, modificando ou adaptando-o de acordo com os objetivos educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7082 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Quadrática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LEM | pt_BR |
Título: dc.title | Introdução ao estudo de Função Quadrática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 7,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741417/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons