O ENSINO DA SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA SELFIE: Um estudo para “escola galeria”.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundajpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Maria da Penha Oliveira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-16T18:01:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-16T18:01:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Maria_da_Penha_Intervenção_Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741415-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo a realização de uma intervenção pedagógica mediada através da linguagem fotográfica utilizando a selfie como ponte para o diálogo entre o conteúdo da sociologia com a disciplina do novo ensino médio: projeto de vida e empreendedorismo. O auxílio dos elementos imagéticos da arte e da reflexão social a partir da imaginação sociológica, trouxe uma abordagem e discussão direcionadas para as temáticas estabelecidas nos livros de projeto de vida. As discussões foram realizadas a partir dos capítulos: Identidade, do Módulo I, intitulado Eu, Todos Somos Um, Cidadania, Qualidade de Vida e Mundo do Trabalho; do Módulo II, O outro, extraídos do livro Desenvolver & Transformar, de Itale Cericato (Cericato [...], 2020), se relacionando diretamente com o entendimento do indivíduo e sua relação com a sociedade. Buscou-se, assim, a partir das reflexões do exercício didático, a quebra dos enquadramentos desumanizadores que caracterizam a naturalização do cotidiano das periferias de bairros populosos, como de Cajueiro Seco - Pernambuco, sendo analisados a partir das lentes dos celulares dos alunos da Escola da Rede pública Estadual Alzira da Fonseca Breuel. Esse exercício didático, lançou um olhar sociológico para esses temas e, fez da imagem o caminho para o diálogo no processo de apreensão desse conteúdo curricular. Bem como possibilitou aos estudantes a apropriação do conhecimento, através dessa intercessão, onde a interdisciplinaridade desenvolve seu papel dentro de uma perspectiva de que cada história imagética apresentada esteve contida - suas individualidades e suas coletividades. Essa construção, feita com a lente da sociologia e executada a partir do olhar dos estudantes, através de suas selfies, trouxe o diálogo que envolveu os cenários escolhidos por cada aluno para obterem suas imagens, como também permitiu que eles tivessem a liberdade de fazerem as definições próprias, do que seria uma selfie para eles. As atividades foram oferecidas para alunos do 2o ano do ensino médio regular do turno da manhã, no ano de 2022 e objetivou a análise de múltiplos olhares e discursos interpretativos, culminando na produção de um livro catálogo com o tema: O Inventário da Memória, atores críticos e participativos, e a estruturação do espaço expositivo Escola- Galeria, espaço esse, dedicado às mostras realizadas através dessas intervenções, como também para mostras de artistas da comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSelfiept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA SELFIE: Um estudo para “escola galeria”.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons