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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundaj | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Garrido, Francisco Ayrton Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-16T17:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-16T17:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Francisco_Garrido_Material_Didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741412 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um modelo de material pedagógico no formato de catálogo para auxiliar professores do ensino médio a trabalharem conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais nos dias atuais a partir das contribuições trazidas pelos estudos e pesquisas do campo das Ciências Sociais, buscando aplicabilidade em sala de aula da competência geral “Cultura Digital” presente na Base Nacional Comum Curricular, a qual enfatiza a importância da reflexão, da criticidade e da utilização ética das tecnologias digitais. O objetivo deste recurso é aproximar os atuais conhecimentos desenvolvidos no âmbito acadêmico acerca das mudanças sociais provocadas pelas tecnologias digitais e os professores, que em sua prática docente sentem a necessidade em abordar de forma cientificamente embasada as relações entre Juventudes e Tecnologias Digitais. Para isso, trazemos reflexões a partir de referenciais teóricos, considerando as mútuas influências e as novas sociabilidades, abordando temas como plataformização digital, capitalismo de vigilância, performatividade, cultura do cancelamento, cyberbullying e desinformação. Como objetivos específicos, este trabalho buscou: I.Compreender como a bibliografia sociológica disponível sobre o tema “Juventudes e Tecnologias Digitais” revela o desenvolvimento desse fenômeno social e como a Base Nacional Comum Curricular aborda a necessidade de desenvolver em sala de aula o uso crítico, reflexivo e ético dentro do novo espaço de relações sociais em formato digital; II. Discutir o papel da escola dentro de uma conjuntura na qual as juventudes estão cada vez mais imersas na tecnologia digital; III. Auxiliar a transposição didática de temas e conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais com a produção de um catálogo de referências. O resultado da testagem foi positivo sobre o subsídio teórico e aplicabilidade do material por professores do ensino médio. Concluímos que o material didático produzido pode contribuir de forma significativa para auxiliar teoricamente os professores em sala de aula na abordarem de assuntos relacionados as Juventudes e Tecnologias Digitais, assim como incentivar seus alunos a desenvolver uma consciência crítica, reflexiva e ética dentro do espaço digital. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,32 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Título: dc.title | JUVENTUDES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CATÁLOGO PARA DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC final_JuvTec_Francisco (2).pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741412/2/TCC final_JuvTec_Francisco (2).pdfDownload |
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