JUVENTUDES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CATÁLOGO PARA DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorFundajpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGarrido, Francisco Ayrton Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-16T17:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-16T17:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Francisco_Garrido_Material_Didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741412-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um modelo de material pedagógico no formato de catálogo para auxiliar professores do ensino médio a trabalharem conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais nos dias atuais a partir das contribuições trazidas pelos estudos e pesquisas do campo das Ciências Sociais, buscando aplicabilidade em sala de aula da competência geral “Cultura Digital” presente na Base Nacional Comum Curricular, a qual enfatiza a importância da reflexão, da criticidade e da utilização ética das tecnologias digitais. O objetivo deste recurso é aproximar os atuais conhecimentos desenvolvidos no âmbito acadêmico acerca das mudanças sociais provocadas pelas tecnologias digitais e os professores, que em sua prática docente sentem a necessidade em abordar de forma cientificamente embasada as relações entre Juventudes e Tecnologias Digitais. Para isso, trazemos reflexões a partir de referenciais teóricos, considerando as mútuas influências e as novas sociabilidades, abordando temas como plataformização digital, capitalismo de vigilância, performatividade, cultura do cancelamento, cyberbullying e desinformação. Como objetivos específicos, este trabalho buscou: I.Compreender como a bibliografia sociológica disponível sobre o tema “Juventudes e Tecnologias Digitais” revela o desenvolvimento desse fenômeno social e como a Base Nacional Comum Curricular aborda a necessidade de desenvolver em sala de aula o uso crítico, reflexivo e ético dentro do novo espaço de relações sociais em formato digital; II. Discutir o papel da escola dentro de uma conjuntura na qual as juventudes estão cada vez mais imersas na tecnologia digital; III. Auxiliar a transposição didática de temas e conceitos relacionados às juventudes e tecnologias digitais com a produção de um catálogo de referências. O resultado da testagem foi positivo sobre o subsídio teórico e aplicabilidade do material por professores do ensino médio. Concluímos que o material didático produzido pode contribuir de forma significativa para auxiliar teoricamente os professores em sala de aula na abordarem de assuntos relacionados as Juventudes e Tecnologias Digitais, assim como incentivar seus alunos a desenvolver uma consciência crítica, reflexiva e ética dentro do espaço digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,32 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Título: dc.titleJUVENTUDES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CATÁLOGO PARA DIÁLOGOS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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