Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundaj | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Euclides Viana de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-16T14:28:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-16T14:28:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Euclides Viana de Lima_Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741411 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho procura contribuir com a elaboração de novas metodologias para o ensino da sociologia, a partir do aprofundamento nos aspectos antropológicos e socioculturais da arte da xilogravura na Região Agreste de Pernambuco. Assim, foi elaborada uma intervenção pedagógica multidisciplinar para alunos da Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos, sediada na cidade de Bezerros-PE, onde o autor é professor. Ao longo de uma disciplina denominada Laboratório de Aprendizagem, foi realizada uma sequência didática que promoveu descobertas por meio de vivências artísticas, palestras, aulas expositivas e debates. Durante a intervenção, os/as estudantes desenvolveram principalmente dois tipos de técnicas, o tradicional modo de fazer a xilogravura e a criação de mídia sonora em formato de podcast. Aprender a fazer xilogravura com um mestre na arte permitiu aos estudantes imergir experencialmente no universo estudado, o que interagiu com os debates, palestras e visitas de campo. Já a produção sonora serviu como ferramenta para a consolidação das interações didáticas e para compartilhar a pesquisa com a sociedade. Este trabalho apresenta uma sistematização e reflexão sobre a experiência pedagógica realizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,31MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Xilogravura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Antropologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Imaterial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A ARTE DA XILOGRAVURA NO AGRESTE PERNAMBUCANO E O USO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A Arte da Xilogravura.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741411/1/A Arte da Xilogravura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: