O aluno surdo: um estudo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva inclusiva nos anos finais do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Maranhão - UEMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Thayane Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Ivone das Dores de-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Juscelino Francisco do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-15T12:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-15T12:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
identificador: dc.identifier.otherTHAYANE FREITAS _1 - PDF-Apt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741402-
Resumo: dc.description.abstractCompreendemos o ato de avaliar como uma prática na atuação do docente, e a compreensão dela merece ser aprofundada, para verificar se esse instrumento avaliativo está contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos e, nesse estudo, em questão, dos alunos surdos. Tendo como referencial autores como: Alvez (2010); Caldeira (2000); Fernandes (2007); Luckesi (2005;2006;2011); Santos e Paulino (2008); Strobel (2008). Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva -PROFEI, no campus da Universidade Estadual do Maranhão, e teve por objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem para o aluno surdo realizada pelos professores nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual da cidade de Teresina-PI. A pesquisa em evidência, tem uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que foi desenvolvida em encontros presenciais e online na escola que os professores lecionam. O universo amostral é constituído por cinco professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola Estadual na cidade de Teresina-PI. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturada e questionário à luz da Análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análise dos dados, foi elaborado como produto educacional dessa pesquisa, um caderno pedagógico com propostas de avaliação inclusiva para alunos surdos em formato E-book. É perceptível notar que a falta de formação na área da Educação especial na perspectiva inclusiva, faz com que os professores não compreendam que a avaliação da aprendizagem possa ser um instrumento ou prática capaz de incluir o aluno surdo, fato que os tornam desconhecedores de avaliações inclusivas, oriundos da falta de formação continuada. Acreditamos que esta pesquisa fomentará ações reflexivas na construção de avaliações inclusivas e coerentes à necessidade do aluno surdopt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAluno surdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleO aluno surdo: um estudo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva inclusiva nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
THAYANE FREITAS _1 - PDF-A.pdfhttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/18255,27 MBAdobe PDF/bitstream/capes/741402/2/THAYANE FREITAS _1 - PDF-A.pdfDownload

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