Libras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMacêdo, Rosane Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Ivone das Dores de-
Autor(es): dc.contributor.authorLaurentino, Maria da Cruz Soares da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-15T11:36:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-15T11:36:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_LIBRAS APRENDENDO COM AS MOS2_1_PDF-Apt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741401-
Resumo: dc.description.abstractA discussão proposta neste estudo se insere no âmbito da formação continuada de professores, envolvendo a Libras e a cultura surda para o ensino de estudantes surdos no contexto do Ensino Médio. A pesquisa partiu da seguinte questão: quais as possibilidades que a formação continuada em Libras oferece aos professores no desenvolvimento de sua prática pedagógica para a inclusão de estudantes surdos? Para tanto, foi definido como objetivo geral: analisar, a partir de formação continuada em Libras, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas a estudantes surdos. Especificamente, foram delineados os seguintes objetivos: entender como os professores desenvolvem sua prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos nas escolas regulares; verificar ações voltadas para a formação continuada em Libras e sobre a cultura surda propostas aos professores que atuam com estudantes surdos; desenvolver formação continuada em Libras e em cultura surda, com ênfase em estratégias metodológicas, aos professores que atuam com estudantes surdos no Ensino Médio; elaborar caderno pedagógico com informações sobre Libras e cultura surda. Para a consolidação dos objetivos propostos, o estudo baseou-se na abordagem qualitativa, sendo delineado como um estudo de caso, realizado em uma escola da rede estadual de ensino situada no município de Caxias – MA que oferece o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse cenário, participaram sete professores que atuam ou já atuaram com estudantes surdos. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários, entrevistas e momentos de formação. A análise desses dados, com base na técnica de análise de conteúdo, constatou-se que, dentre outros aspectos, as necessidades de uma prática pedagógica inclusiva aos estudantes surdos perpassam pela formação docente, como condição para esses professores reconhecerem os desafios e possibilidades para o desenvolvimento dessa prática pedagógica. A elaboração do caderno pedagógico, cuja temática é “Libras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãos”, constituiu-se como produto final do estudo realizado. Assim, espera se contribuir com informações para melhorar a interação e práticas pedagógicas aos professores, respeitando as particularidades dos estudantes surdos de modo a promover educação inclusivapt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura surdapt_BR
Título: dc.titleLibras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
PRODUTO_LIBRAS APRENDENDO COM AS MOS2_1_PDF-A.pdfhttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/186032.18 MBAdobe PDF/bitstream/capes/741401/2/PRODUTO_LIBRAS APRENDENDO COM AS MOS2_1_PDF-A.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons