Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais/ guia de orientações didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo/ USPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSimões Conceição de Melo, Vanice-
Autor(es): dc.contributor.authorPeriotto, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-16T16:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-16T16:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-30-
identificador: dc.identifier.otherESSA PET é panc_proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741396-
Resumo: dc.description.abstractEste guia de orientações didáticas surgiu da pesquisa denominada Essa PET é PANC: explorando o potencial das plantas alimentícias não convencionais na horta escolar para uma alimentação adequada e saudável nos anos iniciais do ensino fundamental no qual foi proposta a elaboração de uma sequência didática para o Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB) da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo é enriquecer as discussões em torno dos conceitos de alimentação adequada e saudável, focalizando nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e sua aplicação na horta escolar. Essa abordagem visa oferecer ao corpo docente diretrizes para um trabalho pedagógico enriquecedor, promovendo não apenas o entendimento sobre as PANC, mas também resgatando valores culturais relacionados ao consumo consciente e responsável, ao mesmo tempo em que se destaca a alta densidade nutricional dessas plantas, sem necessidade de investimentos substanciais. Desse modo, almeja-se contribuir para uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, além de fornecer sugestões concretas para a incorporação desses temas nas aulas. Considerando que a escola desempenha um papel central como ambiente social de ensino- aprendizagem, também é viável utilizar sua influência para promover a divulgação das PANC dentro da comunidade escolar, e potencialmente, inseri-las na merenda escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39.915 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEssa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais/ guia de orientações didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado profissionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons