Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo/ USP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Simões Conceição de Melo, Vanice | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Periotto, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-16T16:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-16T16:49:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | ESSA PET é panc_proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia de orientações didáticas surgiu da pesquisa denominada Essa PET é PANC: explorando o potencial das plantas alimentícias não convencionais na horta escolar para uma alimentação adequada e saudável nos anos iniciais do ensino fundamental no qual foi proposta a elaboração de uma sequência didática para o Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB) da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo é enriquecer as discussões em torno dos conceitos de alimentação adequada e saudável, focalizando nas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e sua aplicação na horta escolar. Essa abordagem visa oferecer ao corpo docente diretrizes para um trabalho pedagógico enriquecedor, promovendo não apenas o entendimento sobre as PANC, mas também resgatando valores culturais relacionados ao consumo consciente e responsável, ao mesmo tempo em que se destaca a alta densidade nutricional dessas plantas, sem necessidade de investimentos substanciais. Desse modo, almeja-se contribuir para uma aprendizagem significativa por parte dos estudantes, além de fornecer sugestões concretas para a incorporação desses temas nas aulas. Considerando que a escola desempenha um papel central como ambiente social de ensino- aprendizagem, também é viável utilizar sua influência para promover a divulgação das PANC dentro da comunidade escolar, e potencialmente, inseri-las na merenda escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39.915 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais/ guia de orientações didáticas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFICIAMB) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado profissional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons