Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundaj | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brayner, Patrícia Verônica de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-16T14:48:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-16T14:48:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Patrícia_Brayner_Intervenção_Pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741395 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a refletir sobre a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Sociologia na educação básica, analisando os conceitos e as possibilidades de uso das duas acepções pedagógicas de forma concomitante, a partir de revisão de literatura e pesquisas acadêmicas desenvolvidas sobre elas. Pretende também analisar a percepção dos professores e estudantes da área das ciências humanas, mas especificamente da área de ensino da Sociologia, a respeito do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da práxis cotidiana de que os professores encontram dificuldades em colocar em prática métodos e metodologias de ensino que estimulem os estudantes a serem participativos autônomos e protagonistas de seus estudos, por diversos fatores, o presente trabalho destaca a importância da formação continuada como forma de buscar maior envolvimento dos discentes nas aulas. Para isso, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica em formato de oficina para professores e estudantes dos cursos de ciências humanas, com o objetivo de estimular a reflexão, um maior conhecimento e o uso prático dessas concepções. A oficina aconteceu presencialmente, durante o V Congresso da Abecs (Associação Brasileira de Ensino das Ciências Sociais), em novembro de 2022, na cidade de Maceió - Alagoas. Participaram efetivamente sete pessoas, de diversas partes do Brasil, entre professores e estudantes da área. Apresentou-se como resultado a percepção de que, embora as condições de ensino nas escolas públicas não sejam as mais adequadas, a ausência ou escassa formação continuada para os docentes gera menos conhecimento a respeito do aprimoramento da gestão de sala de aula. Ainda assim, concluiu-se ser possível desenvolver as práticas pedagógicas apresentadas na intervenção realizada, no cotidiano da sala de aula de educação básica, no campo das ciências humanas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.47 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA PEDAGÓGICA - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Patrícia - Dissertação finalizada.docx - Documentos Google.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741395/2/Patrícia - Dissertação finalizada.docx - Documentos Google.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons