OFICINA PEDAGÓGICA - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorFundajpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrayner, Patrícia Verônica de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-16T14:48:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-16T14:48:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Patrícia_Brayner_Intervenção_Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741395-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a refletir sobre a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino de Sociologia na educação básica, analisando os conceitos e as possibilidades de uso das duas acepções pedagógicas de forma concomitante, a partir de revisão de literatura e pesquisas acadêmicas desenvolvidas sobre elas. Pretende também analisar a percepção dos professores e estudantes da área das ciências humanas, mas especificamente da área de ensino da Sociologia, a respeito do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir da práxis cotidiana de que os professores encontram dificuldades em colocar em prática métodos e metodologias de ensino que estimulem os estudantes a serem participativos autônomos e protagonistas de seus estudos, por diversos fatores, o presente trabalho destaca a importância da formação continuada como forma de buscar maior envolvimento dos discentes nas aulas. Para isso, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica em formato de oficina para professores e estudantes dos cursos de ciências humanas, com o objetivo de estimular a reflexão, um maior conhecimento e o uso prático dessas concepções. A oficina aconteceu presencialmente, durante o V Congresso da Abecs (Associação Brasileira de Ensino das Ciências Sociais), em novembro de 2022, na cidade de Maceió - Alagoas. Participaram efetivamente sete pessoas, de diversas partes do Brasil, entre professores e estudantes da área. Apresentou-se como resultado a percepção de que, embora as condições de ensino nas escolas públicas não sejam as mais adequadas, a ausência ou escassa formação continuada para os docentes gera menos conhecimento a respeito do aprimoramento da gestão de sala de aula. Ainda assim, concluiu-se ser possível desenvolver as práticas pedagógicas apresentadas na intervenção realizada, no cotidiano da sala de aula de educação básica, no campo das ciências humanas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.47 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleOFICINA PEDAGÓGICA - METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, UMA RELAÇÃO POSSÍVEL NO ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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