Comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e o desenvolvimento do vocabulário de estudantes pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Petronilha Morais Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSerra, Ilka Márcia Ribeiro de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-15T11:08:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-15T11:08:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto_PETRONILHA_MORAIS_MOREIRA_PEREIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741382-
Resumo: dc.description.abstractNesta pesquisa, pretendeu-se estudar o desenvolvimento da habilidade precursora da alfabetização, vocabulário, em alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na etapa pré-escolar da educação infantil na Rede Pública Municipal de São Luís - MA. Para tanto, apresenta-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), categoria da Tecnologia Assistiva (TA), sendo esta sub-ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), como ferramenta didático-pedagógica para auxiliar o desenvolvimento educativo desses estudantes. Objetivou-se, então, investigar como o uso da CAA influencia na formação do vocabulário de crianças com autismo em etapa pré-escolar. Nessa perspectiva, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória, a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, a ser realizada por meio de observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professor da sala de recursos de uma escola da rede municipal de São Luís – MA, acerca das estratégias e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de vocabulário em crianças pré-escolares que se encontram no espectro autistapt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicação alternativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVocabuláriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTEApt_BR
Título: dc.titleComunicação aumentativa e alternativa (CAA) e o desenvolvimento do vocabulário de estudantes pré-escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto_PETRONILHA_MORAIS_MOREIRA_PEREIRA.pdfhttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/181916,71 MBAdobe PDF/bitstream/capes/741382/2/Produto_PETRONILHA_MORAIS_MOREIRA_PEREIRA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons