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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Ernani Soeiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-12T14:49:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-12T14:49:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741300 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um conjunto de atividades para o ensino da progressão aritmética realizada durante o curso de Mestrado em Ensino de Matemática, buscando responder a seguinte questão: Em que medida uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo estruturante das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) proposta por Cabral (2017) potencializa o processo de ensino e de aprendizagem de progressão aritmética? Para tanto, foi definido como objetivo geral verificar as potencialidades didáticas de uma Sequência Didática elaborada para o ensino e a aprendizagem de progressão aritmética. A abordagem da pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo. Como aportes teóricos abordamos a Teoria da Situação Didática descrita por Brousseau (1996), a Educação Matemática, Sequência Didática idealizada por Zabala (1999) e Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017). Para análise e validação dos resultados adotamos a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). Além disso, efetuamos um levantamento bibliográfico sobre o ensino da progressão aritmética com empirias e um estudo sobre a abordagem de progressão aritmética nos livros didáticos. Delineamos a opinião de professores de matemática e de alunos egressos do 1° Ano do Ensino Médio sobre as dificuldades em aprender progressão aritmética. Empreendemos um teste e uma oficina de conhecimentos básicos aos alunos. Esses estudos gerou o produto educacional “Ensino de Progressão Aritmética por Meio de Sequência Didática1 ”. Os resultados da pesquisa demonstraram que a estrutura metodológica de ensino adotada possibilitou um melhor domínio do gênero textual dos alunos, auxiliou os alunos na compreensão da formalização de estruturas mais complexas da matemática, melhorou interação da tríade aluno-professor-saber e propriciou o aluno ser o ator principal da construção dos seus saberes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6663 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão Aritmética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Ernani Soeiro da Costa - Dissertação.pdf | 6,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741300/1/Ernani Soeiro da Costa - Dissertação.pdfDownload |
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