As práticas pedagógicas na educação de surdos nas séries finais da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPadilha, Maritania dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jackson Ronie Sá da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-12T12:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-12T12:38:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO- MARITANIA DOS SANTOS PADILHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741281-
Resumo: dc.description.abstractEnfocamos, neste estudo de natureza qualitativa, a problemática das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação de surdos, a partir da valorização da diversidade linguística. Focalizamos o estudo no Centro de Ensino Doutor Getúlio Vargas, na cidade de Monção, Maranhão onde houve matrícula de estudantes surdos no Ensino Médio, nos anos de 2020 e 2021. O objetivo foi analisar as práticas pedagógicas realizadas na educação de surdos nas séries finais da Educação Básica para elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva. Desse modo interessou-se investigar: 1) como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estão sendo realizadas no sentido de contemplar as necessidades de todos os estudantes; 2) se o currículo proposto tem sofrido as adaptações necessárias a fim de que possa ser acessado por estudantes surdos; 3) as dificuldades que os professores têm enfrentado na educação de surdos. Compreendendo que a escola deve promover a socialização e aprendizagem desse público, a presente pesquisa visou responder ao seguinte questionamento: como tem sido realizada a escolarização de alunos surdos nas séries finais da Educação Básica? Refletimos acerca das questões voltadas à política para a educação de surdos e a inclusão desse público no processo educativo. No que se refere à metodologia utilizada, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, por pretender desenvolver uma pesquisa que fosse além da quantificação de dados, mas buscar compreender os aspectos e sujeitos envolvidos, intervindo no processo com o intuito de contribuir para o seu aperfeiçoamento. Como ferramenta para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, gravadas, com os professores atuantes na sala regular e o professor instrutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A análise dos dados da pesquisa está pautada na perspectiva dialógica e discursiva do ensino e da linguagem, em Freire (1987), por este defender o diálogo como fator essencial na relação entre educador e educando, que direciona para uma educação baseada no respeito às diferenças e às características físicas e/ou humanas de todos os envolvidos. Entre os resultados obtidos destacamos que: 1) as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estavam fundamentada na perspectiva ouvinte do ensino ao serem priorizadas metodologias que não contemplam as necessidades dos estudantes surdos; 2) a falta de conhecimento da Libras por parte dos professores dificulta a aprendizagem dos estudantes; 3) a carência da elaboração de um plano de ensino colaborativo inviabiliza a cooperação no trabalho educativo e impede o compartilhamento de estratégias potencializadoras da aprendizagem. Assim, tais resultados apontam para a necessidade de ser construída uma práxis pedagógica pautada na diversidade e valorização humana, que requer formação continuada de educadores com vistas a inclusão de todos aqueles que compõem o processo educativopt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
Título: dc.titleAs práticas pedagógicas na educação de surdos nas séries finais da educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
DISSERTAÇÃO- MARITANIA DOS SANTOS PADILHA.pdfhttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/185913,73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/741281/2/DISSERTAÇÃO- MARITANIA DOS SANTOS PADILHA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons