Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEMA - Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sena, Maria Rosilene de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, João Augusto Ramos e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-12T12:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-12T12:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-A | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741280 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Inclusiva faz referência à construção de uma educação que possibilite a todos (com ou sem deficiência), o direito ao acesso e as condições de permanência na escola. Com objetivo de avaliar o processo de inclusão escolar para além da inserção, vendo no Soroban uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, teve como campo de estudo, três escolas públicas municipais da zona sudeste de Teresina-PI. Como participantes da pesquisa ouviu-se dezesseis professores, os quais estão lotados nas escolas em cujas turmas há alunos com deficiência visual. Como resultado, foi possível inferir que o Soroban pode constituir-se em uma ferramenta de auxílio na construção de um ensino da Matemática inclusiva, visto que ficou evidente que é possível trabalhar a Matemática interativamente com alunos deficientes visuais e alunos videntes | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 46,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | SOROBAN | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA PRÁTICO: Soroban como ferramenta para o ensino da Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-A.pdf | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1816 | 47,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741280/2/Maria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-A.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons