GUIA PRÁTICO: Soroban como ferramenta para o ensino da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSena, Maria Rosilene de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João Augusto Ramos e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-12T12:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-12T12:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherMaria Rosilene - PRODUTO EDUCACIONAL VERSAO FINAL (1)_1 - PDF-Apt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741280-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Inclusiva faz referência à construção de uma educação que possibilite a todos (com ou sem deficiência), o direito ao acesso e as condições de permanência na escola. Com objetivo de avaliar o processo de inclusão escolar para além da inserção, vendo no Soroban uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, teve como campo de estudo, três escolas públicas municipais da zona sudeste de Teresina-PI. Como participantes da pesquisa ouviu-se dezesseis professores, os quais estão lotados nas escolas em cujas turmas há alunos com deficiência visual. Como resultado, foi possível inferir que o Soroban pode constituir-se em uma ferramenta de auxílio na construção de um ensino da Matemática inclusiva, visto que ficou evidente que é possível trabalhar a Matemática interativamente com alunos deficientes visuais e alunos videntespt_BR
Tamanho: dc.format.extent46,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSOROBANpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO: Soroban como ferramenta para o ensino da Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons