Transtorno do Espectro Autista e o Ensino Cartográfico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEMA - Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Adelis Carvalho Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorSerra, Antonio Roberto Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorMalheiro, Cícera Aparecida Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-11T12:09:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-11T12:09:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO - PRODUTO- Adelis Carvalho A. Araujo _Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741268-
Resumo: dc.description.abstractO estudante com Transtorno do Espectro Autista geralmente apresenta dificuldades na interação social, comunicação e no comportamento. Essas limitações tendem a dificultar a compreensão dos mapas nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, define-se como problema de investigação: Quais os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas por professores de Geografia junto aos estudantes com TEA? Neste trabalho objetiva-se compreender os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas junto aos estudantes com TEA no ensino fundamental da cidade de Floriano (PI). Optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, sendo caracterizada como descritiva. A coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 4 (quatro) professores de Geografia de escolas municipais da cidade de Floriano (PI), com questões que versaram sobre a formação docente, práticas voltadas para o ensino de cartográfico, conhecimento do TEA e a utilização de tecnologias digitais com recurso da Tecnologia Assistiva (TA). Os dados foram analisados e organizados em quadros a partir das questões levantadas nas entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que, os professores de geografia dos anos finais do ensino fundamental, encontram inúmeras dificuldades na utilização de mapas para os alunos autistas, principalmente devido à dificuldade de interação e atenção. Essas evidências possibilitaram o embasamento teórico para a elaboração do Guia Didático Transtorno do Espectro Autista e o ensino cartográfico, contendo estratégias metodológicas voltadas para a utilização dos mapas, que apesar de ter sido elaborado para alunos autistas pode ser ampliado a todos os alunos, com ou sem deficiênciapt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCartografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Título: dc.titleTranstorno do Espectro Autista e o Ensino Cartográficopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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