Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEMA - Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Adelis Carvalho Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Serra, Antonio Roberto Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Malheiro, Cícera Aparecida Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-11T12:06:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-11T12:06:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO - PRODUTO- Adelis Carvalho A. Araujo _Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741267 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudante com Transtorno do Espectro Autista geralmente apresenta dificuldades na interação social, comunicação e no comportamento. Essas limitações tendem a dificultar a compreensão dos mapas nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma, define-se como problema de investigação: Quais os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas por professores de Geografia junto aos estudantes com TEA? Neste trabalho objetiva-se compreender os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas junto aos estudantes com TEA no ensino fundamental da cidade de Floriano (PI). Optou-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, sendo caracterizada como descritiva. A coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 4 (quatro) professores de Geografia de escolas municipais da cidade de Floriano (PI), com questões que versaram sobre a formação docente, práticas voltadas para o ensino de cartográfico, conhecimento do TEA e a utilização de tecnologias digitais com recurso da Tecnologia Assistiva (TA). Os dados foram analisados e organizados em quadros a partir das questões levantadas nas entrevistas. Os resultados da pesquisa revelaram que, os professores de geografia dos anos finais do ensino fundamental, encontram inúmeras dificuldades na utilização de mapas para os alunos autistas, principalmente devido à dificuldade de interação e atenção. Essas evidências possibilitaram o embasamento teórico para a elaboração do Guia Didático Transtorno do Espectro Autista e o ensino cartográfico, contendo estratégias metodológicas voltadas para a utilização dos mapas, que apesar de ter sido elaborado para alunos autistas pode ser ampliado a todos os alunos, com ou sem deficiência | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,43 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino da cartografia: limites e possibilidades para a prática docente junto aos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - PRODUTO- Adelis Carvalho A. Araujo _Dissertação.pdf | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1858 | 4,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741267/2/DISSERTAÇÃO - PRODUTO- Adelis Carvalho A. Araujo _Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons