Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-09T00:42:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-09T00:42:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Calculadora de Desconto: App Inventor 2 como instrumento para o ensio de porcentagem | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741222 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este é uma trabalho idealizado pelos Professores Dr. Fábio José Alves e Drª. Cinthia Cunha Maradei, para a disciplina Tecnologia de Informática no Ensino de Matemática, no Curso de Mestrado Profissional, cujo a idéia é criar um livro online, visando orientar o aluno para a criação de um aplicativo através da paltaforma MIT – App Inventor 2, tal software permite desenvolver aplicativos android, onde o aluno não será apenas um usuário desse aplicativo, e sim o criador do mesmo, com o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre o Ensino de matemática. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considerando as mudanças nos paradigmas do desenvolvimento tecnológico contemporâneo, torna-se essencial proporcionar aos alunos o acesso as novas tecnologias, com o objetivo de não torna-los apenas consumidores passivos de tecnologia, mas sim participantes ativos nesse novo cenário, onde foi concebida uma abordagem de ensino que visa possibilitar aos alunos o acesso a programação de computadores, com foco na criação de aplicativos educacionais. Este trabalho visa orientar os alunos na exploração deste novo mundo tecnológico, e desta forma, os estudantes deixam de ser meros receptores de conhecimento para se tornarem criadores, onde possam ampliar suas oportunidades de aprendizado em Matemática, haja vista que esses alunos não irão apenas utilizar a calculadora gerada pelo aplicativo para android, mas também irão elaborar o mesmo, utilizando um guia passo a passo que será apresentado neste livro. Por tanto, as orientações deixadas para o aluno neste livro, tem por objetivo oferecer ao mesmo, a oportunidade de utilizar uma plataforma que lhes permitam criar uma calculadora para a realização de cálculo de desconto. E as orientações deixadas para o professor, tem por finalidade estimular a criatividade do aluno, incentivando-os a adotar uma abordagem matemática que facilite com que este aluno perceba o cálculo de desconto, como uma aplicação do seu dia a dia e como parte do ensino de porcentagem. A interação entre professor e aluno através de um aplicativo de programação para a resolução de problemas matemáticos, tende a despertar o interesse tanto dos alunos, quanto dos professores por esta nova ferramenta disponibilizada neste livro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2689 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo de Desconto | pt_BR |
Título: dc.title | Calculadora de Desconto: App Inventor 2 como instrumento para o ensio de porcentagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro José Ferreira.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741222/1/Livro José Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: