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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Tarcísio Tadeu Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-03T19:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-03T19:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Generos da Linguagem no processamento literario | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741102 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo é a leitura de gêneros de linguagem da literatura brasileira no ensino médio integrado do Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto: 3º anos Integrados em Automação Industrial (IAUT), em Edificações (IEDF) e em Redes de Computadores (IRC). A fim de tornar o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira o mais aprazível e democrático possível, foram adotados gêneros textuais/literários diversos e adaptações juvenis para incentivar o exercício/hábito da leitura e a externalização das mesmas. À luz das teorias: do letramento crítico, de Ângela B. Kleiman; dos gêneros de linguagem, de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva; da estética da recepção, de Woflgang Iser e do letramento literário, de Rildo Cosson, o desenvolvimento da pesquisa apresentou uma sistematicidade de sequências didáticas divididas em duas partes chamadas de: sequência básica e seqüência expandida. Foram levadas em consideração as concepções de formação do leitor, dentre as quais a relação autor-texto-leitor tem relevância no estudo, resultando no incentivo à iniciação de uma história individual ou coletiva de leitura dialógica. A externalização das obras é através da exposição oral e escrita, através de gêneros textuais adequados para o compartilhamento com a comunidade de leitores em sala de aula. Os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos ou de mundo e interacionais, necessários ao processamento textual, têm bastante importância no estudo porque asseguram o desvendamento de sentidos tão pertinentes aos textos literários. O trabalho resultou num produto educacional: Sequência Didática, sendo um instrumento concreto de socialização dos conhecimentos teórico-práticos vivenciados pelos estudantes cujo principal propósito é compartilhar experiências exitosas, testadas no ensino e na aprendizagem da leitura, resultando também na elaboração de uma revista literária (e-book). Enfim, a partir da pesquisa, pôde-se apresentar aos professores de língua portuguesa/literatura da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e aos amantes da língua materna uma possibilidade de interação entre leitura e escrita, servindo ao processo ensino-aprendizagem, inclusive, como mais um recurso de compreensão e interpretação textual em aulas de língua portuguesa/literatura no ensino médio integrado do IFS. Nosso desejo é que as escolas voltem a ensinar, interpretando; garantindo um significado para além de imediatismos e ou esquemas didáticos obsoletos, o que tanto afasta o(a) aluno(a) (leitor/a) do contato com o texto literário em sua diversidade . | - |
Tamanho: dc.format.extent | 57,2 mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros de Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Omnilateralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politecnia | - |
Título: dc.title | GÊNEROS DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: PROPULSORES DA INTEGRAÇÃO NO IFS – CAMPUS LAGARTO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
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