GÊNEROS DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: PROPULSORES DA INTEGRAÇÃO NO IFS – CAMPUS LAGARTO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Tarcísio Tadeu Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-03T19:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-03T19:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGeneros da Linguagem no processamento literario-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741102-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo é a leitura de gêneros de linguagem da literatura brasileira no ensino médio integrado do Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto: 3º anos Integrados em Automação Industrial (IAUT), em Edificações (IEDF) e em Redes de Computadores (IRC). A fim de tornar o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira o mais aprazível e democrático possível, foram adotados gêneros textuais/literários diversos e adaptações juvenis para incentivar o exercício/hábito da leitura e a externalização das mesmas. À luz das teorias: do letramento crítico, de Ângela B. Kleiman; dos gêneros de linguagem, de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva; da estética da recepção, de Woflgang Iser e do letramento literário, de Rildo Cosson, o desenvolvimento da pesquisa apresentou uma sistematicidade de sequências didáticas divididas em duas partes chamadas de: sequência básica e seqüência expandida. Foram levadas em consideração as concepções de formação do leitor, dentre as quais a relação autor-texto-leitor tem relevância no estudo, resultando no incentivo à iniciação de uma história individual ou coletiva de leitura dialógica. A externalização das obras é através da exposição oral e escrita, através de gêneros textuais adequados para o compartilhamento com a comunidade de leitores em sala de aula. Os conhecimentos linguísticos, enciclopédicos ou de mundo e interacionais, necessários ao processamento textual, têm bastante importância no estudo porque asseguram o desvendamento de sentidos tão pertinentes aos textos literários. O trabalho resultou num produto educacional: Sequência Didática, sendo um instrumento concreto de socialização dos conhecimentos teórico-práticos vivenciados pelos estudantes cujo principal propósito é compartilhar experiências exitosas, testadas no ensino e na aprendizagem da leitura, resultando também na elaboração de uma revista literária (e-book). Enfim, a partir da pesquisa, pôde-se apresentar aos professores de língua portuguesa/literatura da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e aos amantes da língua materna uma possibilidade de interação entre leitura e escrita, servindo ao processo ensino-aprendizagem, inclusive, como mais um recurso de compreensão e interpretação textual em aulas de língua portuguesa/literatura no ensino médio integrado do IFS. Nosso desejo é que as escolas voltem a ensinar, interpretando; garantindo um significado para além de imediatismos e ou esquemas didáticos obsoletos, o que tanto afasta o(a) aluno(a) (leitor/a) do contato com o texto literário em sua diversidade .-
Tamanho: dc.format.extent57,2 mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros de Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Literário-
Palavras-chave: dc.subjectOmnilateralidade-
Palavras-chave: dc.subjectPolitecnia-
Título: dc.titleGÊNEROS DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: PROPULSORES DA INTEGRAÇÃO NO IFS – CAMPUS LAGARTO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica-
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