Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Narcisa Carvalho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-01-02T20:02:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-01-02T20:02:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.amplamentecursos.com/ludico | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741100 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem através das atividades lúdicas. Hoje o brincar é utilizado na escola como um instrumento pedagógico facilitador do professor no processo de ensino e aprendizagem, um recurso que estimula a atração das crianças, que possibilita aprender brincando de forma mais atraente e prazerosa. Onde o ato de brincar, tornou-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino e na aprendizagem infantil. O uso de atividades lúdicas oferece ao professor uma enorme quantidade de variações de transmitir o saber para o aluno, tornando o lúdico uma ferramenta imprescindível e de fácil acesso. A metodologia compreendeu duas etapas, que constituiu de questionário aplicado para corpo docente e pais de alunos e de observação do espaço escolar compreendendo toda estrutura física da escola como também a parte pedagógica utilizada pelos professores, em sala de aula. A documentação utilizada foi de forma indireta, usando de pesquisa bibliográfica: Livros e artigos, e outros meios de informação como revistas e jornais. Que comprovam a eficácia da utilização de jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil. E através dos estudos e pesquisas realizadas, concluiu-se que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e o aprendizado cognitivo de forma prazerosa e significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Ludicidade. Educação Infantil. Jogos. Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Lúdico: brincando e aprendendo, a aplicabilidade do lúdico no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil na escola municipal "mi-vo" no município de Alto Alegre | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons