Lúdico: brincando e aprendendo, a aplicabilidade do lúdico no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil na escola municipal "mi-vo" no município de Alto Alegre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria Narcisa Carvalho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-01-02T20:02:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-01-02T20:02:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.amplamentecursos.com/ludico-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741100-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem através das atividades lúdicas. Hoje o brincar é utilizado na escola como um instrumento pedagógico facilitador do professor no processo de ensino e aprendizagem, um recurso que estimula a atração das crianças, que possibilita aprender brincando de forma mais atraente e prazerosa. Onde o ato de brincar, tornou-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino e na aprendizagem infantil. O uso de atividades lúdicas oferece ao professor uma enorme quantidade de variações de transmitir o saber para o aluno, tornando o lúdico uma ferramenta imprescindível e de fácil acesso. A metodologia compreendeu duas etapas, que constituiu de questionário aplicado para corpo docente e pais de alunos e de observação do espaço escolar compreendendo toda estrutura física da escola como também a parte pedagógica utilizada pelos professores, em sala de aula. A documentação utilizada foi de forma indireta, usando de pesquisa bibliográfica: Livros e artigos, e outros meios de informação como revistas e jornais. Que comprovam a eficácia da utilização de jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil. E através dos estudos e pesquisas realizadas, concluiu-se que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral das crianças da educação infantil, que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e o aprendizado cognitivo de forma prazerosa e significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Ludicidade. Educação Infantil. Jogos. Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleLúdico: brincando e aprendendo, a aplicabilidade do lúdico no processo do ensino e aprendizagem na educação infantil na escola municipal "mi-vo" no município de Alto Alegrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons