SAÚDE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorinstituto federal de sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Suzaneide da Conceição Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José Osman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-30T21:42:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-30T21:42:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-16-
identificador: dc.identifier.otherprofept_suzaneide_produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741063-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como tema “Saúde Escolar”, escolhido diante do problema identificado pela pesquisadora, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Socorro. Por não apresentar setor de saúde, quando algum aluno era acometido por alguma intercorrência, os servidores ficavam sem saber qual conduta adotar. Esta pesquisa tem como objetivo geral, propor procedimentos capazes de orientar no acolhimento e encaminhamento das intercorrências em saúde junto aos estudantes. Como objetivos específicos: apresentar a atual conjuntura normativa da saúde escolar no IFS; identificar os elementos constituintes da saúde escolar no IFS; analisar a percepção dos servidores e estudantes do Campus Socorro, em relação à aplicabilidade do guia. A abordagem utilizada foi quantitativa e qualitativa, contou com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio do método de estudo de caso. A base fundamental do método foi a pesquisa bibliográfica, apresentada a concepção de Saúde Escolar, e estabeleceu-se a conexão com Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi respondida à questão norteadora de que, desde que bem orientados, servidores e estudantes do IFS podem acolher e encaminhar para o atendimento devido, nas unidades primárias e secundárias de saúde, as intercorrências em saúde ocorridas no IFS. Além da escrita da dissertação, foi construído um Produto Educacional em formato de Guia de Acolhimento e Encaminhamento de Urgência e Emergência na Escola. Foi possível observar que as atividades de prevenção e promoção de saúde não são realizadas em todos os campi, e não têm periodicidade definida. Há campi que transporta os enfermos em carros de particulares, o que não é recomendado. Outro aspecto apontado foi a inexistência de uma política de saúde institucional. Foram identificados dois documentos que não são suficientes para comtemplar as demandas instutucionais. Também se identificou a dificuldade de aquisição de materiais e contratação de servidores para o referido setor de saúde. E que alguns servidores não sabem o que fazer diante de uma ocorrência em saúde na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype3239 kbpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsaude escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteptpt_BR
Título: dc.titleSAÚDE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursemestrado profisisonal em educação profissional e tecnológicapt_BR
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