O ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

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Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWAGNER, MAIBY GISELE-
Autor(es): dc.contributor.authorLord, Lúcio José Dutra-
Autor(es): dc.contributor.authorBeber, Irene Carrillo Romero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-28T13:39:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-28T13:39:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
identificador: dc.identifier.otherMaiby Gisele Wagner-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741008-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar o acolhimento das crianças com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva, no município de Sinop-MT. Com base em estudos referenciados neste trabalho, que falam sobre a importância do acolhimento e pela carência de estudos nesta área, a pesquisa buscou repensar as concepções e o paradigma da educação especial e da educação inclusiva na Educação Infantil. Mediante investigação sobre o acolhimento no espaço escolar, como prática educativa no ensino comum, buscou-se compreender de que forma e se os professores estão sendo preparados para tal ação. Pela revisão bibliográfica observou-se que se faz necessário para os estudos desta área a compreensão dos conceitos de acolhimento e de espaços inclusivos, o que se realizou neste estudo. Deste modo, compõe a metodologia deste estudo a revisão da bibliografia, a pesquisa documental e a coleta de dados por meio de questionário. Quanto ao método investigativo, o levantamento dos dados ocorreu através de questionários aplicados aos servidores municipais das instituições mantenedoras. Como parte da proposta do Mestrado Profissional, elaborou-se como Produto Educacional um Guia de orientações sobre acolhimento, o qual foi delineado de acordo com a bibliografia e com os dados coletados. O Guia é uma proposta de ação para o acolhimento nas escolas e visa que os professores tenham autonomia e direcionamento para as questões relacionadas ao tema da inclusão. Como resultato, percebeu-se que, na prática, ainda não há uma política municipal com intuito de uma formação de educação inclusiva envolvendo o tema do acolhimento na educação infantil. Dada a relevância do tema, o estudo indica a necessidade de que o acolhimento componha as ações de inclusão no município, a iniciar pela formação continuada dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas de acolhimentopt_BR
Título: dc.titleO ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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