Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, REBECA FERREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lord, Lúcio José Dutra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-28T13:34:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-28T13:34:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Rebeca Ferreira Carvalho_Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741006 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como proposta, um estudo sobre a Educação Inclusiva na fronteira do Brasil com a Bolívia, região do Pantanal Mato-Grossense, sua finalidade é apresentar os desafios enfrentados por duas escolas públicas do campo localizadas nessa região com relação à efetivação da Educação Inclusiva. A problemática recai sobre o atendimento às necessidades educacionais, vivenciadas nas escolas do campo na região de fronteira, pois, além dos desafios de efetivação de uma Educação Inclusiva de qualidade, somam se a eles problemas de ordem social e geográfica, como a adequação do currículo real ao contexto em que estes educandos se encontram inseridos. Nessa perspectiva, uma abordagem biopsicossocial apresenta se como a mais adequada, pois permite observar holisticamente a realidade apresentada, bem como suscitar possíveis propostas de intervenção mais assertivas. O período temporal da análise dá-se entre a implantação das escolas no ano de 2001 e a data presente. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, a análise documental e a coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que, embora disponha de pouca infraestrutura e preparo pedagógico, as escolas atendem alunos com Necessidades Educacionais Especiais e se esforçam para promover a inclusão mesmo sem suporte governamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biopsicossocial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola do Campo | pt_BR |
Título: dc.title | Guia educacional: Como as escolas podem implementar o modelo biopsicossocial para promover inclusão em área de fronteira ou em outros espaços? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Rebeca Ferreira Carvalho_Produto.pdf | 14,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741006/2/Rebeca Ferreira Carvalho_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons