Guia educacional: Como as escolas podem implementar o modelo biopsicossocial para promover inclusão em área de fronteira ou em outros espaços?

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Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, REBECA FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorLord, Lúcio José Dutra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-28T13:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-28T13:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
identificador: dc.identifier.otherRebeca Ferreira Carvalho_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741006-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como proposta, um estudo sobre a Educação Inclusiva na fronteira do Brasil com a Bolívia, região do Pantanal Mato-Grossense, sua finalidade é apresentar os desafios enfrentados por duas escolas públicas do campo localizadas nessa região com relação à efetivação da Educação Inclusiva. A problemática recai sobre o atendimento às necessidades educacionais, vivenciadas nas escolas do campo na região de fronteira, pois, além dos desafios de efetivação de uma Educação Inclusiva de qualidade, somam se a eles problemas de ordem social e geográfica, como a adequação do currículo real ao contexto em que estes educandos se encontram inseridos. Nessa perspectiva, uma abordagem biopsicossocial apresenta se como a mais adequada, pois permite observar holisticamente a realidade apresentada, bem como suscitar possíveis propostas de intervenção mais assertivas. O período temporal da análise dá-se entre a implantação das escolas no ano de 2001 e a data presente. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, a análise documental e a coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que, embora disponha de pouca infraestrutura e preparo pedagógico, as escolas atendem alunos com Necessidades Educacionais Especiais e se esforçam para promover a inclusão mesmo sem suporte governamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiopsicossocialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola do Campopt_BR
Título: dc.titleGuia educacional: Como as escolas podem implementar o modelo biopsicossocial para promover inclusão em área de fronteira ou em outros espaços?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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