Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, PÉRICLES BAPTISTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Straub, Sandra Luzia Wrobel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Chiara Maria Seidel L. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-28T12:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-28T12:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Péricles_Baptista_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741000 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a utilização do aplicativo móvel Rotina Divertida contribui para a melhoria organizacional, a autonomia, a interação e a comunicação no processo pedagógico durante a realização das atividades escolares e familiares do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacam-se: Galvão Filho (2012), APA (2014), Dorvan e Zucker (2017), Schmidt (2018), Georgen (2018), Riesgo (2018), Dias (2021) e Marques e Malheiro (2021). O TEA é considerado um transtorno de desenvolvimento neurológico, o qual acomete o comprometimento da linguagem, da interação social e de comportamentos repetitivos, normalmente, percebidos na infância; não existe um consenso para o que ocasiona tal distúrbio. Nesse viés, o ambiente escolar tem o dever de promover, para a criança com TEA, um local propício para o desenvolvimento das interações sociais, da autonomia e da convivência com outras crianças da mesma faixa etária, sendo orientado por profissionais com formação para auxiliar no aprendizado. Dessa forma, a Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento que visa promover a funcionalidade das atividades diárias para as pessoas com deficiência, um recurso fundamental e eficiente em um sistema educacional inclusivo. Este estudo foi realizado na Escola Municipal Ivaníra Moreira Junglos, no município de Colíder - MT. Os participantes deste estudo são duas famílias representadas por duas mães, dois alunos com TEA, matriculados no Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 14 e 15 anos, e cinco professores que atuam no ensino escolar com esses alunos. O período de realização deste estudo ocorreu entre os meses de fevereiro e junho de 2022, no qual os alunos utilizaram e conheceram o aplicativo com suas atividades escolares, familiares e sociais, tendo a família como incentivadora e atuante, para que os alunos utilizassem o aplicativo tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Os resultados deste estudo constataram que o aplicativo, Rotina Divertida, pode ser uma ferramenta muito útil para a estimulação da autonomia e da organização pedagógica dos alunos, voltado para o ensino-aprendizagem, seja no ambiente escolar ou familiar, contribuindo para a formação dos alunos. Por meio deste estudo, foi possível a elaboração de um caderno pedagógico voltado aos professores, às famílias e aos alunos com TEA, o qual traz o aplicativo Rotina Divertida como uma ferramenta em que suas funcionalidades serão exploradas em vários contextos, seja educacional, familiar e/ou social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aplicativo Rotina Divertida | pt_BR |
Título: dc.title | O ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Péricles_Baptista_Dissertação.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/741000/2/Péricles_Baptista_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons