Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Valmir Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Straub, Sandra Luzia Wrobel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-28T11:27:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-28T11:27:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Valmir_Dias_Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740997 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, e está inserida na Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Sabemos das barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência visual, matriculados na escola regular, principalmente no que diz respeito ao acesso a uma educação de qualidade e pautada na igualdade de oportunidade para todos. O computador equipado com uma tecnologia assistiva, como por exemplo, um leitor de tela apresenta-se como uma importante ferramenta, capaz de amenizar tais barreiras, oportunizando ao estudante com cegueira a capacidade de ter acesso aos mesmos conteúdos oferecidos a todos os demais estudantes. Subsidiado por tais afirmações, apresentamos este trabalho como resultado de nossa pesquisa com o objetivo de analisar como ocorre a mediação do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual matriculados em escolas estaduais, situadas nos municípios do norte mato grossense, que estão sob jurisdição da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Alta Floresta, para o uso do computador equipado com tecnologia assistiva/leitores de tela, e discutir qual a importância desse conhecimento no processo de ensino aprendizagem desses estudantes na sala de aula regular. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, tendo a pesquisa-ação como método de investigação e foi desenvolvida em duas escolas do norte mato-grossense, com professores de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores de sala regular, gestores e dois estudantes cegos matriculados nessas instituições de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, que foram realizadas via Google Meet, gravadas e depois transcritas para interpretação e análise, sendo apresentadas as alocuções dos sujeitos investigados. Assim, são apresentadas as análises dos discursos no decorrer dos capítulos deste trabalho. Os resultados evidenciam a falta de formação/capacitação dos educadores, tanto da sala regular quanto da SRM, como maior barreira para a mediação do ensino-aprendizagem para os estudantes cegos nas escolas investigadas. No bojo deste trabalho, apresentamos uma formação continuada ofertada no decorrer deste mestrado, para professores e familiares de estudantes com deficiência visual, cujo conteúdo trabalhado serviu como base para elaboração de um caderno pedagógico, produto educacional que está disponibilizado nos apêndices deste documento e traz como título: “Acessibilidade no ensino: um guia para a prática do professor e a tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual”. Concluímos que uma escola acessível deve proporcionar oportunidades a todos os seus estudantes de forma equitativa e a tecnologia assistiva deve estar presente nas atividades escolares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,07 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitor de tela | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | deficiente visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cegueira | pt_BR |
Título: dc.title | Acessibilidade no ensino: um guia para a prática do professor e a tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Valmir_Dias_Produto.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740997/2/Valmir_Dias_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons