GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHONS, JULIANA CRISTINA SCHMIDT-
Autor(es): dc.contributor.authorStraub, Sandra Luzia Wrobel-
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Urandi João Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-28T12:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-28T12:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-25-
identificador: dc.identifier.otherJuliana Cristina Schmidt Schons-Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740996-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado”, e está inserida na Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A presente pesquisa teve como objetivo analisar, se o uso da metodologia ativa gamificação utilizados nos processos de ensino e aprendizagem, empregada de forma interdisciplinar foi capaz de influenciar positivamente a participação ativa e incluir todos os estudantes nas aulas. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivos específicos: identificar o nível de motivação dos estudantes mediante a autonomia; identificar o comprometimento no trabalho colaborativo; verificar se os estudantes a partir da estratégia da gamificação reconhecem os gêneros textuais, bem como a capacidade de utilizá-los no dia a dia; reconhecer se a gamificação como metodologia ativa contribui no processo de construção do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências socioemocionais, desenvolver um jogo gamificado denominado Heróis em Ação, com intuito de aplicar a gamificação em sala de aula. Para isso, iniciou-se um estudo bibliográfico sobre as temáticas metodologias ativas e gamificação. Foram descritos o conceito sobre os referidos temas, considerando os principais elementos que estão presentes na gamificação, tais como: avatares, competição, colaboração, níveis, recompensas, feedback, entre outros, que podem ser utilizados para promover o engajamento dos estudantes no alcance de um objetivo educacional. Com a finalidade de desenvolver um produto educacional apresentando uma estratégia gamificada, o estudo foi apoiado pelas concepções da educação inclusiva de todos os alunos, independente das suas características físicas, intelectuais, linguísticas, sociais ou de gênero. Para a condução desse estudo e levando em consideração o desenvolvimento do produto educacional gamificado, considerou-se o método da pesquisa participante, por meio do qual foi desenvolvido e aplicado um jogo aplicado em três turmas de 5º ano do ensino fundamental. Para o levantamento dos dados realizou-se a observação das aulas durante a aplicação do jogo, com registros fotográficos, filmagens e entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam maior motivação, envolvimento e autonomia dos estudantes para realizar atividades e pesquisas tanto dentro e fora de sala de aula, contribuindo para melhora no processo de aprendizagem e interação entre os alunos, reconhecemos ainda, que os professores participantes da pesquisa agiram como mediadores, incentivando a participação ativa dos alunos durante as aulas. Conclui-se que a gamificação como metodologia ativa se mostra promissora e contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, das competências socioemocionais, fortalecendo o vínculo entre os estudantes e entre os estudantes e os professores contribuindo para uma educação mais inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,22 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologiapt_BR
Título: dc.titleGAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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