ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRohenkohl, Leila Adrieli Roesler-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marion Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorMuller, José Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-28T12:01:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-28T12:01:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.otherLeila_Adrieli_Roesler_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740995-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho dissertativo tem como objeto a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Fundamental I, por meio da realização de oficinas formativas para e com professores. A pesquisa realizada direcionou-se para as práticas educativas de professores na educação inclusiva, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cabe justificar que, por meio de debates relacionados à concepção de inteligência e criatividade, atestou-se que os professores não possuem ferramentas teórico-metodológicas que qualifiquem as ações pedagógicas direcionadas aos sujeitos altamente habilidosos que estão no ambiente escolar. Pelo desconhecimento das propriedades e das condições educacionais, necessárias para os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), há uma ausência desse sujeito, mesmo ele estando presente nos espaços escolares, por isso, se constitui como um sujeito presente-ausente. Esse contexto traduz a invisibilidade do sujeito AH/SD. Para isso, foram realizadas oficinas formativas com professores, também sujeitos da pesquisa, sob dois movimentos: 1) a criação de um espaço de relações formativas para a coleta de dados, sob a dinâmica da pesquisa-ação; e 2) a elaboração de uma ferramenta de formação teórico metodológica, com base nas concepções das inteligências múltiplas e da teoria dos três anéis. A pesquisa exigiu como técnicas a aplicação de questionários abertos (antes das oficinas e posterior a elas) e a realização de observações livres das atividades para apreender os processos pedagógicos no campo da formação continuada de professores. As oficinas mostraram-se viáveis enquanto um espaço de construção coletiva e, também, como uma ferramenta mediadora fundamental para a elaboração de elementos teórico-metodológicas para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Assim, produziu-se um produto educacional denominado Caderno Pedagógico, com o propósito de subsidiar a formação continuada de professores para o trabalho pedagógico na identificação de AH/SD. Esse Caderno Pedagógico se construiu, assim, como resultado de diálogos e de construção coletiva, objetivando um espaço e uma ferramenta com potencialidade para que o estudante passe de presente-ausente para presente-presente, enquanto sujeito de existência escolar, de direito e de fato.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,32 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectidentificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinteligênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcriatividadept_BR
Título: dc.titleALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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