O PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEODORO, POLIANA ACS-
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, MARION MACHADO-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-28T11:17:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-28T11:17:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
identificador: dc.identifier.otherPoliana_Acs_Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740992-
Resumo: dc.description.abstractEste texto dissertativo tem como foco o processo de transição das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de Sinop, Mato Grosso. Sendo assim, direcionamos nossas construções teóricas e metodológicas para a apreender as ações inclusivas promovidas pelos docentes da sala comum nessas etapas. Para compreender essa realidade, valemo-nos da abordagem da pesquisa qualitativa, com enfoque no Estudo de Caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. As entrevistas foram realizadas com professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), docentes da sala comum e gestão de educação infantil e ensino fundamental das unidades escolares da rede pública de Sinop, totalizando oito entrevistas. Foram realizadas observações na sala comum e no AEE destas e, para aprofundar o objeto central da pesquisa, utilizou-se a análise documental e pesquisa bibliográfica a partir de documentos legais e institucionais que subsidiam o AEE das crianças com TEA. A pesquisa abordou aspectos relevantes como características do TEA e o processo de transição da primeira etapa da educação básica para os anos iniciais do ensino fundamental. Na análise de dados abordamos a caracterização das instituições pesquisadas, o processo educativo das crianças com TEA, inseridos na educação infantil e no ensino fundamental. Também apresentamos as concepções dos docentes e gestores das unidades pesquisadas, seus apontamentos e anseios quando se trata do público-envolvido da educação especial, especificamente, crianças com TEA, considerando suas características e relações pedagógicas para o qual tem-se uma sinalização prático-histórica de coletividade. Isto é, a defesa de uma sociedade por decisões de práticas colaborativas e respeito à diversidade humana. O produto educacional apresentado se dá sob a forma de um caderno pedagógico, disponibilizado por meio eletrônico, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre as características do TEA, envolvendo orientações referentes ao diálogo colaborativo entre as etapas do processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que as práticas colaborativas para o processo de transição implicam na construção de ações educativas direcionadas sob dois aspectos: a transição colaborativa dos alunos com do TEA e as relações baseadas em um processo pedagógico enquanto articulação e continuidade na e para a escolarização da criança com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,26 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Título: dc.titleO PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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