Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Maria Elenir Lima Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, CLEILTON SAMPAIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-27T18:27:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-27T18:27:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_ProfEP | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740988 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno tem como objetivo apresentar os conceitos e características dos pilares do Ensino Médio Integrado (EMI), que devem nortear a construção e o desenvolvimento do currículo dos Institutos Federais (IFs), trazendo alguns conceitos e reflexões importantes, sugestões de metodologias e atividades, bem como uma proposta de organização curricular, que servirá como contributo aos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia que ofertam esta modalidade de ensino. Conforme os documentos normativos, o EMI é uma abordagem pedagógica que busca articular os conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando aos estudantes uma formação mais completa e contextualizada, visando superar as limitações do currículo tradicional. Dessa forma, apresentamos a importância da interdisciplinaridade, da contextualização e da flexibilidade como princípios basilares do currículo integrado, discutindo os seus benefícios para os estudantes. Por último, trazemos uma proposta de organização curricular para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio Informática para a Internet, partindo de um Estudo de Caso realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com exemplos de estratégias pedagógicas que podem ser adotadas para promover a integração entre as diferentes disciplinas e os pilares do EMI, potencializando a sua relevância para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do século XX. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 26513 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | INTERNET | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | INFORMÁTICA | pt_BR |
Título: dc.title | COMO REALIZAR A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DE EMENTAS E PLANOS DE ENSINO? Orientações Pedagógicas a partir de um Estudo de Caso realizado em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para a Internet | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_ProfEPT (Documento (A4)27-12-2023.pdf | 26.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740988/2/Produto Educacional_ProfEPT (Documento (A4)27-12-2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons