COMO REALIZAR A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DE EMENTAS E PLANOS DE ENSINO? Orientações Pedagógicas a partir de um Estudo de Caso realizado em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para a Internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ACREpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Maria Elenir Lima Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, CLEILTON SAMPAIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T18:27:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T18:27:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_ProfEPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740988-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno tem como objetivo apresentar os conceitos e características dos pilares do Ensino Médio Integrado (EMI), que devem nortear a construção e o desenvolvimento do currículo dos Institutos Federais (IFs), trazendo alguns conceitos e reflexões importantes, sugestões de metodologias e atividades, bem como uma proposta de organização curricular, que servirá como contributo aos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia que ofertam esta modalidade de ensino. Conforme os documentos normativos, o EMI é uma abordagem pedagógica que busca articular os conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando aos estudantes uma formação mais completa e contextualizada, visando superar as limitações do currículo tradicional. Dessa forma, apresentamos a importância da interdisciplinaridade, da contextualização e da flexibilidade como princípios basilares do currículo integrado, discutindo os seus benefícios para os estudantes. Por último, trazemos uma proposta de organização curricular para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio Informática para a Internet, partindo de um Estudo de Caso realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com exemplos de estratégias pedagógicas que podem ser adotadas para promover a integração entre as diferentes disciplinas e os pilares do EMI, potencializando a sua relevância para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do século XX.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent26513pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTERNETpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
Título: dc.titleCOMO REALIZAR A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DE EMENTAS E PLANOS DE ENSINO? Orientações Pedagógicas a partir de um Estudo de Caso realizado em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para a Internetpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons