Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEREDO, MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Marion Machado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Josivaldo Constantino dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-27T14:10:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-27T14:10:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mariana_Santos_Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740987 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (LP) se estruturam de maneiras distintas, apresentando sistemas linguísticos próprios. Baseando-se nessa assertiva, a aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa pelo estudante Surdo se torna difícil quando as metodologias se baseiam apenas em práticas voltadas ao aprendizado de alunos ouvintes, cuja escrita a princípio se dá pela combinação grafema-fonema (letra-som). Sendo assim, este texto dissertativo tem como principal objetivo analisar e descrever o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua a alunos Surdos e situar se há ou não a existência do ensino colaborativo entre os professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores do idioma na sala de aula comum, em uma escola da rede estadual do Munícipio de Campo Verde, Mato Grosso (MT). Este estudo foi realizado por meio da abordagem metodológica qualitativa sob a dinâmica de estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. E teve embasamento nas reflexões e discussões teóricas da pedagogia visual de Campello (2008) e do ensino de LP para Surdos em Quadros (2005; 2004; 2006), Lacerda (2006; 2012, 2013) e Damázio (2007) e, ainda, nas teorias e práticas colaborativas em Zerbato e Mendes (2018), Vilaronga e Mendes (2014) e Capellini e Zerbato (2019), além de justificar-se nas legislações que tratam da educação de Surdos ou de pessoas com deficiência e no “Orientativo para oferta de serviços da educação especial”, da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Mato Grosso (SEDUC/SUDE/MT, 2021). Como proposta do produto educacional foi elaborado um caderno pedagógico com a finalidade de contribuir com o professor especialista, atuante na SRM, e com o professor da sala de aula comum. Este está composto de orientações didático-pedagógicas para o ensino de LP como segunda língua para estudantes Surdos, enfatizando os benefícios do trabalho em colaboração. Como resultado desse estudo, destaca-se a ausência de um trabalho na perspectiva colaborativa entre os professores da SRM e de LP da classe comum e utilização de metodologia de ensino de LP para Surdos com situações pedagógicas de adaptações das dinâmicas pedagógicas de estudantes ouvintes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,23 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Sugestões didático-pedagógicas na perspectiva colaborativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mariana_Santos_Produto.pdf | 5,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740987/2/Mariana_Santos_Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons