O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA A ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEREDO, MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Marion Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Josivaldo Constantino dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T14:06:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T14:06:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-13-
identificador: dc.identifier.otherMariana_Santos_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740986-
Resumo: dc.description.abstractA Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (LP) se estruturam de maneiras distintas, apresentando sistemas linguísticos próprios. Baseando-se nessa assertiva, a aprendizagem da escrita da Língua Portuguesa pelo estudante Surdo se torna difícil quando as metodologias se baseiam apenas em práticas voltadas ao aprendizado de alunos ouvintes, cuja escrita a princípio se dá pela combinação grafema-fonema (letra-som). Sendo assim, este texto dissertativo tem como principal objetivo analisar e descrever o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua a alunos Surdos e situar se há ou não a existência do ensino colaborativo entre os professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores do idioma na sala de aula comum, em uma escola da rede estadual do Munícipio de Campo Verde, Mato Grosso (MT). Este estudo foi realizado por meio da abordagem metodológica qualitativa sob a dinâmica de estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. E teve embasamento nas reflexões e discussões teóricas da pedagogia visual de Campello (2008) e do ensino de LP para Surdos em Quadros (2005; 2004; 2006), Lacerda (2006; 2012, 2013) e Damázio (2007) e, ainda, nas teorias e práticas colaborativas em Zerbato e Mendes (2018), Vilaronga e Mendes (2014) e Capellini e Zerbato (2019), além de justificar-se nas legislações que tratam da educação de Surdos ou de pessoas com deficiência e no “Orientativo para oferta de serviços da educação especial”, da Secretaria de Estado de Educação do Governo de Mato Grosso (SEDUC/SUDE/MT, 2021). Como proposta do produto educacional foi elaborado um caderno pedagógico com a finalidade de contribuir com o professor especialista, atuante na SRM, e com o professor da sala de aula comum. Este está composto de orientações didático-pedagógicas para o ensino de LP como segunda língua para estudantes Surdos, enfatizando os benefícios do trabalho em colaboração. Como resultado desse estudo, destaca-se a ausência de um trabalho na perspectiva colaborativa entre os professores da SRM e de LP da classe comum e utilização de metodologia de ensino de LP para Surdos com situações pedagógicas de adaptações das dinâmicas pedagógicas de estudantes ouvintes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,15 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática educativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino colaborativopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA A ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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