A dança como meio de inclusão para a pessoa com deficiência na aula de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartinhuk, Kamila Camilio-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Carolina Paioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T11:56:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T11:56:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
identificador: dc.identifier.otherKamila Camilio Martinhuk - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740979-
Resumo: dc.description.abstractCompreender como o conteúdo da dança trabalhado nas aulas de Educação Física na escola regular podem favorecer o aluno com deficiência e contribuir para um ambiente efetivamente inclusivo ainda é um assunto escasso na literatura científica. Baseado nessa informação, o objetivo do nosso estudo foi investigar como a dança pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física como um conteúdo efetivo na inclusão de alunos com deficiência. Ainda, para ampliar nossa ideia investigativa, esse trabalho verificou também quais deficiências estão mais comumente presentes no contexto dos professores de Educação Física, quais as estratégias utilizadas pelos professores em relação ao processo de inclusão das pessoas com deficiência, quais estratégias e processos metodológicos utilizados pelos professores nas aulas com conteúdo da dança, e as principais dificuldades do ensino da dança nas aulas de Educação Física para discentes com deficiência. A partir das informações obtidas com os participantes da pesquisa, elaborou-se um produto educacional em formato de caderno didático denominado: Dança e Inclusão: sugestões de atividades para as aulas de Educação Física. Esse material tem o objetivo de contribuir com o tema na literatura científica e auxiliar os professores a desenvolver o conteúdo da dança de forma inclusiva nas aulas de Educação Física. Participaram desta pesquisa 18 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória e de natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário On-line composto por questões abertas e fechadas sobre os temas formação profissional, dança e inclusão. Os resultados referentes a parte qualitativa foram subsidiados pela técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2016). Os dados da parte quantitativa foram analisados através do cálculo em porcentagem, médias e desvio-padrão das respostas das questões fechadas e apresentados de forma descritiva. Os resultados indicaram que os professores trabalham o conteúdo da dança em suas aulas e utilizam de diversas estratégias para incluir alunos com deficiência. No entanto, notou-se que o conhecimento sobre o conteúdo da dança e sobre as possibilidades de desenvolvimento desse tema para pessoas com deficiência ainda é insuficiente, o que indica a necessidade de maiores discussões e investimentos em processos formativos continuados. Além do produto educacional desenvolvido com esse estudo, identificamos que o conteúdo da dança pode ser utilizado como um meio de inclusão eficiente para alunos com deficiência em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental desde que o professor tenha acesso a esse conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial e Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiênciapt_BR
Título: dc.titleA dança como meio de inclusão para a pessoa com deficiência na aula de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Kamila Camilio Martinhuk - Dissertação.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/39492,05 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740979/2/Kamila Camilio Martinhuk - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons