Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martinhuk, Kamila Camilio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Carolina Paioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-27T11:56:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-27T11:56:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Kamila Camilio Martinhuk - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Compreender como o conteúdo da dança trabalhado nas aulas de Educação Física na escola regular podem favorecer o aluno com deficiência e contribuir para um ambiente efetivamente inclusivo ainda é um assunto escasso na literatura científica. Baseado nessa informação, o objetivo do nosso estudo foi investigar como a dança pode ser trabalhada nas aulas de Educação Física como um conteúdo efetivo na inclusão de alunos com deficiência. Ainda, para ampliar nossa ideia investigativa, esse trabalho verificou também quais deficiências estão mais comumente presentes no contexto dos professores de Educação Física, quais as estratégias utilizadas pelos professores em relação ao processo de inclusão das pessoas com deficiência, quais estratégias e processos metodológicos utilizados pelos professores nas aulas com conteúdo da dança, e as principais dificuldades do ensino da dança nas aulas de Educação Física para discentes com deficiência. A partir das informações obtidas com os participantes da pesquisa, elaborou-se um produto educacional em formato de caderno didático denominado: Dança e Inclusão: sugestões de atividades para as aulas de Educação Física. Esse material tem o objetivo de contribuir com o tema na literatura científica e auxiliar os professores a desenvolver o conteúdo da dança de forma inclusiva nas aulas de Educação Física. Participaram desta pesquisa 18 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – PR que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória e de natureza interpretativa. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário On-line composto por questões abertas e fechadas sobre os temas formação profissional, dança e inclusão. Os resultados referentes a parte qualitativa foram subsidiados pela técnica de Análise de Conteúdo (AC) na perspectiva de Bardin (2016). Os dados da parte quantitativa foram analisados através do cálculo em porcentagem, médias e desvio-padrão das respostas das questões fechadas e apresentados de forma descritiva. Os resultados indicaram que os professores trabalham o conteúdo da dança em suas aulas e utilizam de diversas estratégias para incluir alunos com deficiência. No entanto, notou-se que o conhecimento sobre o conteúdo da dança e sobre as possibilidades de desenvolvimento desse tema para pessoas com deficiência ainda é insuficiente, o que indica a necessidade de maiores discussões e investimentos em processos formativos continuados. Além do produto educacional desenvolvido com esse estudo, identificamos que o conteúdo da dança pode ser utilizado como um meio de inclusão eficiente para alunos com deficiência em aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental desde que o professor tenha acesso a esse conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial e Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | pt_BR |
Título: dc.title | A dança como meio de inclusão para a pessoa com deficiência na aula de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Kamila Camilio Martinhuk - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3949 | 2,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740979/2/Kamila Camilio Martinhuk - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons