Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gezualdo, Jane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justus, José Fabiano Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-27T11:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-27T11:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Jane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é resultado de um estudo de caso que tem por objetivo analisar a percepção dos docentes de um colégio estadual do município de Maringá-PR quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial por meio do ensino remoto ocorrido durante a pandemia. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário enviando de forma online aos professores de um colégio estadual de Maringá a partir da metodologia quanti- qualitativa e exploratória para investigar o trabalho pedagógico realizado com o uso das ferramentas digitais. As informações coletadas por meio de questões objetivas de múltipla escolha e as questões subjetivas foram categorizadas de acordo com as semelhanças das respostas, organizadas em forma de gráficos e analisadas sob o enfoque da teoria da Análise do Discurso desenvolvida pela pesquisadora Eni Orlandi (1999). Os resultados obtidos revelam as dificuldades dos professores e dos alunos em virtude da falta de capacitação técnica, ausência de aparelhos tecnológicos, internet incompatível com a necessidade de uso e a falta de inclusão digital, além do pouco apoio familiar. Um importante aspecto evidenciado foi a falta de formação dos professores para atenderem à demanda da educação especial, uma vez que a grande maioria dos professores não possui formação específica, o que resulta em insegurança e dificuldades. Outra evidência foi a escassez de investimentos da mantenedora para atender a demanda da cultura digital nas escolas públicas do Paraná. Para fundamentar este estudo, foram utilizados documentos norteadores, pesquisadores da área como Moran (1999/2000), Prensky (2001), Mazetto (2000), Kenski (2001), entre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 695 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
Título: dc.title | CURSO PRÁTICO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Jane.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3787 | 695,13 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740977/2/Produto educacional - Jane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons