O trabalho colaborativo entre professores e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernardi, Vanessa-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T12:42:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T12:42:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
identificador: dc.identifier.otherVanessa Bernardi - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740970-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo reflete sobre as contribuições do trabalho colaborativo, através da parceria entre o professor da sala de recursos multifuncionais e professores de diferentes componentes curriculares, que favorece a inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um CEEBJA do município de Curitiba-PR. Como objetivos específicos foram elencados: a) discutir os pressupostos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos e a sua inter-relação com a Sala de Recurso Multifuncional; b) identificar as dificuldades apresentadas pelos professores de sala de aula no ensino dos conteúdos de suas disciplinas para os estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou com dificuldades de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; e c) apontar as potencialidades e desafios do trabalho colaborativo entre os professores da classe regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EJA. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório, a pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica de produções na área da educação especial e relacionada a experiências práticas de ensino colaborativo em escolas brasileiras de diferentes regiões do país. Posteriomente foi desenvolvido estudo de campo em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos no município de Curitiba. Participaram da pesquisa professores de diferentes componentes curriculares com experiência no atendimento de estudantes da Educação Especial e duas professoras da Educação Especial que atuaram na sala de recursos multifuncionais da EJA em um CEEBJA do município de Curitiba, Paraná. Para a coleta de dados foi disponibilizado um questionário online o qual foram abordadas questões relacionadas à inclusão do estudante jovem e adulto com deficiência na EJA, a prática pedagógica dos professores na escola, concepções sobre a inclusão e o ensino colaborativo. A partir da análise das respostas dos professores ficou evidente que o ensino colaborativo na EJA, exige mudanças na prática educativa de professores acostumados a trabalhar de forma individualizada, possibilitando a formação de parcerias com o foco em melhorias nas propostas e dinâmica de trabalho.Como produto educacional, ao final da pesquisa, foi desenvolvido um ebook denominado Manual para o Ensino Colaborativo na Educação Especial de Jovens e Adultos, com material referente ao trabalho colaborativo realizado e intervenções. O produto educacional é destinado a professores que atuam com a inclusão de estudantes público da educação especial na educação de jovens e adultos que se interessem em desenvolver uma parceria com os professores da escola a fim de realizar um trabalho inclusivo e demais professores que possam se interessar pelo assunto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleO trabalho colaborativo entre professores e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Vanessa Bernardi - Dissertação.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/380524.04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740970/2/Vanessa Bernardi - Dissertação.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons