Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardi, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rita de Cássia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-27T12:42:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-27T12:42:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vanessa Bernardi - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740970 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo reflete sobre as contribuições do trabalho colaborativo, através da parceria entre o professor da sala de recursos multifuncionais e professores de diferentes componentes curriculares, que favorece a inclusão dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em um CEEBJA do município de Curitiba-PR. Como objetivos específicos foram elencados: a) discutir os pressupostos históricos e legais da Educação de Jovens e Adultos e a sua inter-relação com a Sala de Recurso Multifuncional; b) identificar as dificuldades apresentadas pelos professores de sala de aula no ensino dos conteúdos de suas disciplinas para os estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou com dificuldades de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos; e c) apontar as potencialidades e desafios do trabalho colaborativo entre os professores da classe regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EJA. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório, a pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica de produções na área da educação especial e relacionada a experiências práticas de ensino colaborativo em escolas brasileiras de diferentes regiões do país. Posteriomente foi desenvolvido estudo de campo em um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos no município de Curitiba. Participaram da pesquisa professores de diferentes componentes curriculares com experiência no atendimento de estudantes da Educação Especial e duas professoras da Educação Especial que atuaram na sala de recursos multifuncionais da EJA em um CEEBJA do município de Curitiba, Paraná. Para a coleta de dados foi disponibilizado um questionário online o qual foram abordadas questões relacionadas à inclusão do estudante jovem e adulto com deficiência na EJA, a prática pedagógica dos professores na escola, concepções sobre a inclusão e o ensino colaborativo. A partir da análise das respostas dos professores ficou evidente que o ensino colaborativo na EJA, exige mudanças na prática educativa de professores acostumados a trabalhar de forma individualizada, possibilitando a formação de parcerias com o foco em melhorias nas propostas e dinâmica de trabalho.Como produto educacional, ao final da pesquisa, foi desenvolvido um ebook denominado Manual para o Ensino Colaborativo na Educação Especial de Jovens e Adultos, com material referente ao trabalho colaborativo realizado e intervenções. O produto educacional é destinado a professores que atuam com a inclusão de estudantes público da educação especial na educação de jovens e adultos que se interessem em desenvolver uma parceria com os professores da escola a fim de realizar um trabalho inclusivo e demais professores que possam se interessar pelo assunto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | O trabalho colaborativo entre professores e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial na educação de jovens e adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vanessa Bernardi - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3805 | 24,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740970/2/Vanessa Bernardi - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons