A Educação Física na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWinkler, José Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Rita de Cássia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T11:51:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T11:51:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherJosè Carlos Winkler - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740963-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo a educação física na modalidade de educação de jovens e adultos. Tem como questão norteadora a seguinte indagação: como os conteúdos estruturantes da Educação Física são trabalhados com os alunos da EJA? A EJA é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Os alunos caracterizam-se como um público heterogêneo, formado por homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, negros e brancos, a empregados ou desempregados que buscam qualificação e melhores ofertas de emprego. Com isso, teve como objetivo investigar a educação física na educação de jovens e adultos na rede pública do estado do Paraná e como objetivos específicos: relacionar a educação física, a educação de jovens e adultos e os debates sobre os princípios inclusivos; problematizar a educação física considerando as características do público atendido pela EJA; entender como os professores de educação física, da rede pública do Paraná, planejam suas aulas diante das especificidades dos alunos da EJA. A metodologia adotada para realização deste trabalho tem por base autores que tratam da educação inclusiva, da educação física e da educação de jovens e adultos. Para coleta de dados foi elaborado um questionário qualitativo com perguntas abertas e fechadas destinado aos professores de educação física que atuam na Educação de Jovens e Adultos na região de Ponta Grossa, PR. A partir da articulação do conceito de inclusão discute- se os princípios da educação inclusiva, alinhados a uma sociedade mais democrática, justa e igualitária. Nesta direção, procura-se articular a educação física, a educação de jovens e adultos com a necessidade de promover os princípios da educação inclusiva nessa modalidade. A análise evidenciou que o trabalho educativo com os alunos da EJA é desafiador, uma vez que demanda condições relacionadas à estrutura das escolas, de materiais e recursos pedagógicos disponíveis na escola. Entretanto, os professores participantes da pesquisa relataram a preocupação com as especificidades dos jovens e adultos e o trabalho com todos os conteúdos definidos no currículo estadual. Certamente, existem entraves que dificultam o trabalho educativo da educação física na EJA, porém com a articulação de ações conjuntas entre os gestores públicos e os profissionais da educação há possibilidades de fortalecer o papel da escola e promover a melhoria da qualidade da educação, possibilitando a efetivação do direito à educação a todas as pessoas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent778 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Título: dc.titleA Educação Física na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Josè Carlos Winkler - Dissertação.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3977778,16 kBAdobe PDF/bitstream/capes/740963/2/Josè Carlos Winkler - Dissertação.pdfDownload

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