Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação especial no período de pandemia em um colégio de Maringá: Percepção docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGezualdo, Jane-
Autor(es): dc.contributor.authorJustus, José Fabiano Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-27T11:46:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-27T11:46:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
identificador: dc.identifier.otherJane Gezualdo - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740962-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é resultado de um estudo de caso que tem por objetivo analisar a percepção dos docentes de um colégio estadual do município de Maringá-PR quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial por meio do ensino remoto ocorrido durante a pandemia. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário enviando de forma online aos professores de um colégio estadual de Maringá a partir da metodologia quanti- qualitativa e exploratória para investigar o trabalho pedagógico realizado com o uso das ferramentas digitais. As informações coletadas por meio de questões objetivas de múltipla escolha e as questões subjetivas foram categorizadas de acordo com as semelhanças das respostas, organizadas em forma de gráficos e analisadas sob o enfoque da teoria da Análise do Discurso desenvolvida pela pesquisadora Eni Orlandi (1999). Os resultados obtidos revelam as dificuldades dos professores e dos alunos em virtude da falta de capacitação técnica, ausência de aparelhos tecnológicos, internet incompatível com a necessidade de uso e a falta de inclusão digital, além do pouco apoio familiar. Um importante aspecto evidenciado foi a falta de formação dos professores para atenderem à demanda da educação especial, uma vez que a grande maioria dos professores não possui formação específica, o que resulta em insegurança e dificuldades. Outra evidência foi a escassez de investimentos da mantenedora para atender a demanda da cultura digital nas escolas públicas do Paraná. Para fundamentar este estudo, foram utilizados documentos norteadores, pesquisadores da área como Moran (1999/2000), Prensky (2001), Mazetto (2000), Kenski (2001), entre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,20 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Remotopt_BR
Título: dc.titleUso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação especial no período de pandemia em um colégio de Maringá: Percepção docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Jane Gezualdo - Dissertação.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/37872,26 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740962/2/Jane Gezualdo - Dissertação.pdfDownload

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