Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Mileide de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T22:19:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T22:19:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740961 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a Teoria das Inteligência Múltiplas de H. Gardner e aprofunda-se em investigar a Inteligência Emocional nas perspectivas dos autores Mayer e Salovey, Goleman e Bar On. Esta investigação tem como propósito favorecer a aprendizagem de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, por meio de estratégias que favoreçam o aprimoramento de habilidades emocionais, elaboradas considerando as contribuições da equipe multiprofissional a partir de suas experiências no cotidiano do trabalho. O público-alvo selecionado para a pesquisa são os profissionais vinculados à Assistência Estudantil e pedagoga, além de discentes e docentes do IF Baiano campus Bom Jesus da Lapa. A escolha da temática justifica-se porque a maioria dos estudos encontrados acerca do tema, a partir da pesquisa bibliográfica realizada, centra-se nas figuras do professor e do aluno, deixando à margem do processo profissionais das áreas técnicas, também estão inseridos, vivenciam o contexto de aprendizagem desses alunos. Além disso, a importância do envolvimento de diferentes figuras educativas num contexto de integralidade, para atendimento do ser em sua completude. O estudo configura-se como quanti-qualitativo, exploratório, participante e de natureza aplicada. Para coleta de dados foram utilizados questionários de perguntas abertas e formulários de respostas objetivas. Os dados coletados foram analisados quantitativamente, enquanto os discursos foram analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa realizada identificou, por exemplo, que a sobrecarga de atividades e falta de habilidades sociais são fatores que afetam o equilíbrio emocional dos estudantes, por isso devem ser considerados em futuras ações ou programas de educação emocional. Este trabalho de pesquisa culminou no desenvolvimento de um produto técnico que pretende estimular os alunos a trilharem os caminhos do autoconhecimento, automotivação, empatia, habilidades sociais e gestão das emoções, o podcast EIcast. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,52MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
_Dissertacao_Mileide_Carvalho_Final_Assinado.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740961/2/_Dissertacao_Mileide_Carvalho_Final_Assinado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons