Linguagem, literatura e educação: discursos e complexidade (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBrauer, Karin Claudia Nin-
Autor(es): dc.contributor.authorHasmann, Robson Batista dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorBartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T15:49:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T15:49:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740952-
Resumo: dc.description.abstractCaro Leitor, É com grande prazer que lhe apresentamos o livro “Reflexões sobre Linguagem, Literatura e Educação”. Esta obra é o resultado de nossa dedicação e paixão pelos entrelaçamentos discursivos que nos permitem explorar os campos da linguagem, da literatura e da educação, refletindo sobre aproximações conceituais e abordagens pedagógicas que venham a contribuir com a formação de professores e estudantes – todos nós, sujeitos incompletos, heterogêneos, engendrados na e pela alteridade. Ao longo das páginas deste livro, você encontrará uma jornada intelectual, desenvolvida pelos estudos do Grupo de Pesquisa em Linguagem Literatura e Educação (LLE-IFSP), que busca iluminar a interseção fascinante desses três campos teóricos. Nossa sociedade é construída por meio da comunicação e da narrativa. A linguagem é constitutiva dos sujeitos. Por ela e com ela, compreendemos o mundo, compartilhamos sentidos, nomeamos fenômenos. Se pela linguagem reproduzimos discursos, ao refletirmos sobre ela, também podemos transformá-los, reinscrevendo-nos nos espaços sociais, afetando o olhar sobre nós e sobre o outro. A literatura é um dos meios pelos quais compartilhamos nossas histórias, conhecimentos e valores. Além de ser um direito, é fundamental nos processos de subjetivação, marcando trajetórias discursivas, coletivas e subjetivas. A educação, por sua vez, é campo de encontro reflexivo sobre a sociedade e sobre os sujeitos que buscamos formar. As identidades e as subjetividades são pensadas como projeto e como movimento – a nosso ver, sempre dialógico e incompleto –, daí a importância de pesquisas que interseccionem conhecimentos e se voltem, sobretudo, para práticas pedagógicas que auxiliem agentes sociais dessa esfera de interação. Este livro busca explorar esses três pilares – linguagem, literatura e educação – e suas interligações acerca de diferentes aplicações. Abordamos questões como: formação de professores, leituras significativas, práticas de leitura, educação antirracista, decolonialidade, o entre-lugar das línguas, conhecimento de línguas estrangeiras. Assim, convidamos você a conhecer as diferentes seções que compõem este livro.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagempt_BR
Título: dc.titleLinguagem, literatura e educação: discursos e complexidade (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais