Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Brauer, Karin Claudia Nin | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hasmann, Robson Batista dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T15:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T15:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740952 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro Leitor, É com grande prazer que lhe apresentamos o livro “Reflexões sobre Linguagem, Literatura e Educação”. Esta obra é o resultado de nossa dedicação e paixão pelos entrelaçamentos discursivos que nos permitem explorar os campos da linguagem, da literatura e da educação, refletindo sobre aproximações conceituais e abordagens pedagógicas que venham a contribuir com a formação de professores e estudantes – todos nós, sujeitos incompletos, heterogêneos, engendrados na e pela alteridade. Ao longo das páginas deste livro, você encontrará uma jornada intelectual, desenvolvida pelos estudos do Grupo de Pesquisa em Linguagem Literatura e Educação (LLE-IFSP), que busca iluminar a interseção fascinante desses três campos teóricos. Nossa sociedade é construída por meio da comunicação e da narrativa. A linguagem é constitutiva dos sujeitos. Por ela e com ela, compreendemos o mundo, compartilhamos sentidos, nomeamos fenômenos. Se pela linguagem reproduzimos discursos, ao refletirmos sobre ela, também podemos transformá-los, reinscrevendo-nos nos espaços sociais, afetando o olhar sobre nós e sobre o outro. A literatura é um dos meios pelos quais compartilhamos nossas histórias, conhecimentos e valores. Além de ser um direito, é fundamental nos processos de subjetivação, marcando trajetórias discursivas, coletivas e subjetivas. A educação, por sua vez, é campo de encontro reflexivo sobre a sociedade e sobre os sujeitos que buscamos formar. As identidades e as subjetividades são pensadas como projeto e como movimento – a nosso ver, sempre dialógico e incompleto –, daí a importância de pesquisas que interseccionem conhecimentos e se voltem, sobretudo, para práticas pedagógicas que auxiliem agentes sociais dessa esfera de interação. Este livro busca explorar esses três pilares – linguagem, literatura e educação – e suas interligações acerca de diferentes aplicações. Abordamos questões como: formação de professores, leituras significativas, práticas de leitura, educação antirracista, decolonialidade, o entre-lugar das línguas, conhecimento de línguas estrangeiras. Assim, convidamos você a conhecer as diferentes seções que compõem este livro. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | pt_BR |
Título: dc.title | Linguagem, literatura e educação: discursos e complexidade (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
linguagem-literatura-e-educacao-discursos-e-complexidade.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740952/1/linguagem-literatura-e-educacao-discursos-e-complexidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: