A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMATIAS, FRANCINE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFoltran, Elenice Parise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T13:35:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T13:35:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Francinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740950-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva, inserindo-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Neste trabalho defende-se a hipótese de que para a verdadeira inclusão, a comunidade escolar necessita estar envolvida em todo processo educacional, ou seja, nas discussões e decisões relativas à organização curricular, a fim de que esta esteja consolidada em uma perspectiva inclusiva. Diante dessa realidade, a formação continuada é indispensável, para que o professor possa promover uma aprendizagem significativa aos seus alunos, atendendo às especificidades e singularidades dos alunos presentes na sala de aula. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi o de apresentar uma proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino Fundamental do Município de Caçador – SC, indicando-se como objetivos específicos: 1) Contextualizar histórica e politicamente o desenvolvimento da Educação Inclusiva no Brasil; 2) Identificar os pressupostos legais da Educação Inclusiva no Estado de Santa Catarina e no Município de Caçador; 3) Elaborar um caderno pedagógico para subsidiar o curso de formação proposto, com foco no público-alvo da Educação Especial, colaborando para práticas pedagógicas inclusivas; 4) Avaliar as possibilidades que o caderno pedagógico oferece para a formação continuada dos docentes. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Os procedimentos metodológicos empregados foram: revisão da literatura, desenvolvimento de um curso de formação continuada, organizado em seis encontros, sendo que em cada encontro foi abordada uma temática relacionada ao trabalho com o público alvo da Educação Espacial, para professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, nas classes regulares do município de Caçador-SC. A materialização do curso foi em formato de caderno pedagógico como produto dessa pesquisa e a avaliação do curso e do produto educacional foi por meio de um formulário do Google Forms disponibilizado aos professores participantes. Por meio do trabalho, foi possível perceber a necessidade de engajamento dos professores para a sua formação continuada e ainda que o produto educacional pode contribuir para futuras formações subsidiando as práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.22 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias Pedagógicas Inclusivaspt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto Educacional - Francine.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/39548.42 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740950/2/Produto Educacional - Francine.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons