Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MATIAS, FRANCINE DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:35:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T13:35:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Francine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740950 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva, inserindo-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Neste trabalho defende-se a hipótese de que para a verdadeira inclusão, a comunidade escolar necessita estar envolvida em todo processo educacional, ou seja, nas discussões e decisões relativas à organização curricular, a fim de que esta esteja consolidada em uma perspectiva inclusiva. Diante dessa realidade, a formação continuada é indispensável, para que o professor possa promover uma aprendizagem significativa aos seus alunos, atendendo às especificidades e singularidades dos alunos presentes na sala de aula. Por isso, o objetivo geral deste estudo foi o de apresentar uma proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino Fundamental do Município de Caçador – SC, indicando-se como objetivos específicos: 1) Contextualizar histórica e politicamente o desenvolvimento da Educação Inclusiva no Brasil; 2) Identificar os pressupostos legais da Educação Inclusiva no Estado de Santa Catarina e no Município de Caçador; 3) Elaborar um caderno pedagógico para subsidiar o curso de formação proposto, com foco no público-alvo da Educação Especial, colaborando para práticas pedagógicas inclusivas; 4) Avaliar as possibilidades que o caderno pedagógico oferece para a formação continuada dos docentes. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Os procedimentos metodológicos empregados foram: revisão da literatura, desenvolvimento de um curso de formação continuada, organizado em seis encontros, sendo que em cada encontro foi abordada uma temática relacionada ao trabalho com o público alvo da Educação Espacial, para professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, nas classes regulares do município de Caçador-SC. A materialização do curso foi em formato de caderno pedagógico como produto dessa pesquisa e a avaliação do curso e do produto educacional foi por meio de um formulário do Google Forms disponibilizado aos professores participantes. Por meio do trabalho, foi possível perceber a necessidade de engajamento dos professores para a sua formação continuada e ainda que o produto educacional pode contribuir para futuras formações subsidiando as práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.22 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias Pedagógicas Inclusivas | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Francine.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3954 | 8.42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740950/2/Produto Educacional - Francine.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons