CADERNO DIDÁTICO: ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJanuário, Fabiane Schwade-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maria Antônia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T13:01:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T13:01:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional (2)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740948-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por oito professoras na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede estadual de ensino no município de Ponta Grossa – PR. Realizamos reuniões via Google Meet para discutir sobre o trabalho docente na SRM e conhecer os recursos didático pedagógicos utilizados pelas participantes da pesquisa. Trabalhamos com a abordagem da pesquisa colaborativa, de natureza aplicada, adotando procedimentos de pesquisa participante, embasadas em um levantamento bibliográfico que serviu de suporte às nossas ações. O foco do estudo está alinhado aos conteúdos de português e matemática do 6o ao 9o ano. Realizamos discussões para identificar as metodologias de trabalho utilizadas pelas professoras na SRM e reformulamos as propostas didáticas, expostas por elas, com o intuito de que fossem desenvolvidas junto aos seus alunos de SRM. Findado este processo, destacamos os resultados dos alunos na realização das atividades e chegamos conjuntamente à algumas propostas didático pedagógicas, que poderão subsidiar o trabalho de outros professores na SEM que trabalham com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Através de nosso estudo foi possível perceber que o trabalho colaborativo contribuiu para o enriquecimento profissional de todas as participantes da pesquisa, as quais tiveram a oportunidade de apresentar suas produções didáticas ao grupo e ao mesmo tempo conhecer as produções das colegas. Percebemos a importância da estruturação didática de forma colaborativa voltada às adaptações curriculares, beneficiando assim alunos com materiais mais atrativos e condizentes com a faixa etária. Vimos que o trabalho colaborativo oportuniza aos professores a compartilharem ideais e atividades otimizando a organização didática no dia a dia das escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,80 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Finais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionalpt_BR
Título: dc.titleCADERNO DIDÁTICO: ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto educacional (2).pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/37915,95 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740948/2/Produto educacional (2).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons