
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Januário, Fabiane Schwade | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Antônia de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T12:58:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T12:58:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Fabiane Schwade Januario - Dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740947 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por oito professoras na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede estadual de ensino no município de Ponta Grossa – PR. Realizamos reuniões via Google Meet para discutir sobre o trabalho docente na SRM e conhecer os recursos didático pedagógicos utilizados pelas participantes da pesquisa. Trabalhamos com a abordagem da pesquisa colaborativa, de natureza aplicada, adotando procedimentos de pesquisa participante, embasadas em um levantamento bibliográfico que serviu de suporte às nossas ações. O foco do estudo está alinhado aos conteúdos de português e matemática do 6o ao 9o ano. Realizamos discussões para identificar as metodologias de trabalho utilizadas pelas professoras na SRM e reformulamos as propostas didáticas, expostas por elas, com o intuito de que fossem desenvolvidas junto aos seus alunos de SRM. Findado este processo, destacamos os resultados dos alunos na realização das atividades e chegamos conjuntamente à algumas propostas didático pedagógicas, que poderão subsidiar o trabalho de outros professores na SEM que trabalham com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Através de nosso estudo foi possível perceber que o trabalho colaborativo contribuiu para o enriquecimento profissional de todas as participantes da pesquisa, as quais tiveram a oportunidade de apresentar suas produções didáticas ao grupo e ao mesmo tempo conhecer as produções das colegas. Percebemos a importância da estruturação didática de forma colaborativa voltada às adaptações curriculares, beneficiando assim alunos com materiais mais atrativos e condizentes com a faixa etária. Vimos que o trabalho colaborativo oportuniza aos professores a compartilharem ideais e atividades otimizando a organização didática no dia a dia das escolas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,94 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos Finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncional | pt_BR |
| Título: dc.title | Trabalho Colaborativo Entre Professoras da Sala de Recursos Multifuncional: proposições didático pedagógicas para alunos com deficiência intelectual dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Fabiane Schwade Januario - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3791 | 3,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740947/2/Fabiane Schwade Januario - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons