PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HUMANIZADORAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCalistro, Edinéia Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorSchimanski, Edina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T12:28:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T12:28:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Edinéiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740946-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa corrobora com a necessidade em abordar a educação e seus contextos em tempos de pandemia. Tem como objetivo analisar os impactos pedagógicos sociais do processo de ensino remoto no Colégio Estadual Santa Maria, levando em consideração a percepção docente sobre o processo de ensino- aprendizagem. Os pressupostos teóricos que norteiam o trabalho partem de autores/as como, Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), Mantoan (2003) que discutem o direito de inclusão, fundamentando uma prática pedagógica delineada na representatividade do sujeito. De natureza qualitativa, exploratório-descritiva, este trabalho se vincula à linha de pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A amostra voluntária da pesquisa foi composta por 20 docentes que atuavam no Colégio Estadual Santa Maria em contexto pandêmico. Os dados foram coletados via questionário on-line (Google Forms), estruturado em 32 questões dispostas em alternativas com possibilidade de respostas abertas. As respostas coletadas demandaram dos(as) respondentes determinadas informações a respeito do acesso do(a) docente à internet, utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), encaminhamento metodológico e as dificuldades encontradas no ensino remoto. Evidenciou-se com este estudo, que a maioria dos(as) docentes sentiram dificuldade na transposição do ensino presencial para o formato remoto, devido às necessidades de adaptação iniciais na utilização de plataformas. Constatou-se a sobrecarga de trabalho docente em Home-Office. Notou-se que a falta de interação, a desigualdade de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos(as) educandos(as), foram as grandes dificuldades do ensino remoto. Esta pesquisa vai pensar a inclusão social por meio de práticas pedagógicas emancipatórias, centradas em uma metodologia que reflete as demandas e os anseios dos(as) que lutam por um princípio de igualdade na educação. Como proposta, este estudo apresenta um produto educacional com proposições metodológicas que otimizam a educação humanizadora, subsidiando as instituições de ensino para o acompanhamento e reflexão do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titlePROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS HUMANIZADORASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Produto educacional - Edinéia.pdfhttps://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/380040.19 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740946/2/Produto educacional - Edinéia.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons