A formação continuada de professores no município de Cascavel na perspectiva da educação inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorInocencio, Bruna Heloisa-
Autor(es): dc.contributor.authorMartiniak, Vera Lucia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T11:32:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T11:32:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
identificador: dc.identifier.otherBruna Heloisa Inocênciopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740942-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva e insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Tem como objetivo geral analisar a proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva, na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Com os objetivos específicos pretende-se: contextualizar a formulação e implementação das políticas educacionais voltadas para a educação inclusiva; destacar a importância da formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva; e, verificar o processo de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva,na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. No referido município a perspectiva da educação Inclusiva é norteada pelas diretrizes nacionais, como a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional de Educação Especial e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico com enfoque à formação continuada, por meio da aplicação de questionário aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Cascavel, PR. A análise dos dados coletados subsidiou o desenvolvimento de um produto educacional (e-book), que visa colaborar com a perspectiva da educação inclusiva, uma vez que se constitui como um material informativo, contribuindo para que o educador abranja maior domínio quanto às necessidades especiais dos alunos, considerando toda a diversidade que engloba o ambiente escolar. Os resultados apontam que apesar de o município de Cascavel estar atuando de forma a alinhar-se com as diretrizes das políticas públicas voltadas para a educação especial no que tange a oferta dos serviços e a capacitação dos profissionais, existe um longo percurso. No que concerne a formação continuada, os profissionais têm consciência da necessidade, entretanto não é ainda uma realidade entre os profissionaisque relatam dificuldades ao acesso, principalmente relacionadas à carga horária de trabalho em que os mesmos são submetidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,14MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleA formação continuada de professores no município de Cascavel na perspectiva da educação inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

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