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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Inocencio, Bruna Heloisa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lucia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T11:32:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T11:32:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Bruna Heloisa Inocêncio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740942 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva e insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Tem como objetivo geral analisar a proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva, na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Com os objetivos específicos pretende-se: contextualizar a formulação e implementação das políticas educacionais voltadas para a educação inclusiva; destacar a importância da formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva; e, verificar o processo de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva,na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. No referido município a perspectiva da educação Inclusiva é norteada pelas diretrizes nacionais, como a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional de Educação Especial e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico com enfoque à formação continuada, por meio da aplicação de questionário aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Cascavel, PR. A análise dos dados coletados subsidiou o desenvolvimento de um produto educacional (e-book), que visa colaborar com a perspectiva da educação inclusiva, uma vez que se constitui como um material informativo, contribuindo para que o educador abranja maior domínio quanto às necessidades especiais dos alunos, considerando toda a diversidade que engloba o ambiente escolar. Os resultados apontam que apesar de o município de Cascavel estar atuando de forma a alinhar-se com as diretrizes das políticas públicas voltadas para a educação especial no que tange a oferta dos serviços e a capacitação dos profissionais, existe um longo percurso. No que concerne a formação continuada, os profissionais têm consciência da necessidade, entretanto não é ainda uma realidade entre os profissionaisque relatam dificuldades ao acesso, principalmente relacionadas à carga horária de trabalho em que os mesmos são submetidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,14MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | A formação continuada de professores no município de Cascavel na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Bruna Heloisa Inocêncio.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4085 | 1.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740942/2/Bruna Heloisa Inocêncio.pdfDownload |
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