Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DANCOSKY, ANGELA SLEUTJES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedroso, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T11:16:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T11:16:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740941 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do estudo foi avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais, da rede estadual de ensino do município de Castro-PR, por meio da aplicação do questionário KIDSCREEN-27. Além de compreender os fenômenos que a afetam negativamente, pretende-se propor estratégias de intervenção no contexto da Gestão Escolar e analisar as limitações que se contrapõem a essas propostas de mudanças. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2021. O estudo foi realizado com 148 alunos, 55 do sexo feminino e 93 do sexo masculino com média de idade de 13,86 anos. Os resultados indicaram que a QV geral dos alunos é satisfatória (70,74), que os domínios que apresentaram melhores escores foram Suporte Social e Grupo de Pares (72,97) e Bem-Estar Psicológico (72,20). O índice mais baixo foi registrado no domínio Autonomia e Relação com os Pais (67,40), que reflete as questões específicas da adolescência relacionadas a fragilidade das relações entre pais e filhos, da falta de autonomia e questões de cunho financeiro. Conclui-se que há possibilidades de alteração destes índices por meio de ações conjuntas de intervenção da Gestão Escolar, buscando um trabalho colaborativo mais efetivo com a família por meio de formações e vivências que restaurem a relação entre pais e filhos adolescentes e que orientem ações específicas para o desenvolvimento da autonomia nesta faixa etária. A maior limitação restringe-se a questão financeira, que interfere diretamente na Qualidade de Vida do aluno e que recebe a menor interferência da Gestão Escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 42,5 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | KIDSCREEN-27 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ALUNOS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DO MUNICÍPIO DE CASTRO-PR: POSSIBILIDADES E LIMITES DE ALTERAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional.pdf | 42,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740941/2/Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons