Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalheiro, Claudionor Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schoenberger, Valdenir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-23T21:37:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-23T21:37:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pedagogia do Futebol e Futsal Reflexões e Práticas de Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740938 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande satisfação que lançamos o livro “Pedagogia do Futebol e Futsal: Reflexões e Práticas de Ensino”. Esta obra, rica em contribuições de professores e professoras especialistas em “Pedagogia do Esporte: ensino-treino do futebol e futsal”, explora de maneira aprofundada as diversas facetas do ensino do futebol e futsal, proporcionando valiosas reflexões sobre sua aplicabilidade na Educação Física como ferramenta de desenvolvimento integral dos/as alunos/as. Composto por dez capítulos, o livro apresenta relatos oriundos da prática do futebol e futsal, contribuindo significativamente para a vivência pedagógica de professores e professoras em ambientes escolares, escolinhas e clubes. Na sequência, expomos, em breves linhas, cada um dos capítulos, em ordem alfabética, obedecendo ao prenome dos/as autores/as. No Capítulo 1 - "Pedagogia do Esporte: Agora é a Vez do Futebol", os autores Alexandre Junior Mendes da Silva, Edevaldo Maximo da Silva e Thamires Silva Campos, abordam o ensino do futebol fora da escola, propondo um currículo que envolva as dimensões do conteúdo e destacam a experiência desenvolvida em uma escola de Mato Grosso. O projeto buscou discutir as possibilidades e desafios do futebol no contraturno, destacando a importância da participação feminina e a necessidade da sistematização do conteúdo. No Capítulo 2 - "Métodos de Ensino Aplicados em Escolinhas Privadas de Futebol de Cuiabá", os autores Diego Martins Silva e Elson Aparecido de Oliveira apresentam uma pesquisa que identifica e examina os métodos de ensino aplicados por treinadores em escolinhas privadas de Cuiabá. Os resultados mostram a persistência dos treinadores quanto ao desenvolvimento de abordagens tradicionais, levantando questões sobre a dificuldade que estes profissionais possuem em adotar novas metodologias no ensino do futebol. Adentrando o Capítulo 3 - "Pedagogia do Esporte - Futsal para Além das Quatro Linhas", os autores Dormedino Francisco Leoncio Neto e Thamires Silva Campos apresentam um relato de experiência com a aplicação da pedagogia do esporte no ensino do futsal. A sequência pedagógica busca motivar os/as alunos/as, utilizando pequenos jogos que integram técnica e tática de maneira prazerosa. O foco é formar não apenas jogadores/as, mas cidadãos participativos e colaboradores. No Capítulo 4 – “Pedagogia do Esporte: uma reflexão pedagógica sobre ensino do futsal no IFMT Campus Octhayde Jorge da Silva”, os autores Edezio da Silva Moreira e Elson Aparecido de Oliveira, apresentam uma proposta para o ensino do futsal no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Sob uma abordagem interacionista, a práxis educativa do/a professor/a de Educação Física é destacada, enfatizando a reflexão consciente e a intervenção planejada para humanizar e emancipar os/as alunos/as. A proposta fundamenta-se no ensino por competências, utilizando a dinâmica do jogo como elemento central. O Capítulo 5 – intitulado "Pedagogia do Esporte no Projeto Social Nova Integração", escrito pelos autores Elias Vicente da Silva Junior e Edesio Rodrigues da Silva Junior, apresenta o estudo que explora o papel dos projetos sociais esportivos, concentrando-se no projeto Nova Integração da Polícia Militar em Barra do Bugres/MT, sob a perspectiva da Pedagogia do Esporte. A análise do ensino do futebol envolveu entrevistas com 4 professores, revelando a adoção de uma metodologia mista que combina métodos analíticos e globais. Apesar das abordagens variadas, os professores compartilham objetivos comuns, evidenciando a compreensão coletiva do propósito do projeto social. Este estudo oferece uma visão valiosa sobre como projetos sociais esportivos, quando bem executados, podem causar impactos significativos na vida dos participantes, destacando a relevância da abordagem pedagógica no contexto esportivo. O Capítulo 6, que tem como título "Jogos Reduzidos para o Ensino do Futebol: Efeitos sobre as Cargas Internas e Externas e Variáveis Técnico-Táticas", o autor Ivan de Souza reúne informações sobre a aplicação de jogos reduzidos no ensino do futebol, abordando os efeitos nas variáveis técnico-táticas, carga interna e externa. A pesquisa destaca a eficácia dos jogos reduzidos como método de treino para a aprendizagem do futebol. O Capítulo 7 - "Iniciação ao Futsal: Relato de Experiência de uma Perspectiva através do Uso do Modelo de Ensino TGFU em uma Escola Vocacionada ao Esporte em Barra do Bugres – MT", tem como autor Mauro Augusto da Silva. O trabalho analisa o modelo de ensino "Teaching Games for Understanding" (TGFU) no contexto escolar, evidenciando melhorias no desempenho tático-técnico dos/as alunos/as após sua aplicação. O estudo destaca a importância do programa de ensino na modificação do desempenho dos/as alunos/as ao longo das aulas. No Capítulo 8 - "Desafios na Transição do Futebol/Futsal Amador para o Profissional: Um Olhar sobre as Mulheres", as autoras Raphaella Leticia da Costa e Silva Magalhães e Leticia Ferreira Conti, abordam as significativas dificuldades enfrentadas por mulheres na transição do futebol/futsal amador para o profissional. A disparidade de investimento entre as modalidades masculina e feminina é central, resultando em condições desfavoráveis para as jogadoras. A solução proposta inclui a criação urgente de mais ligas e torneios profissionais, com visibilidade e cobertura midiática ampliadas. O estigma de gênero também é identificado como um desafio relevante, influenciando negativamente a transição das mulheres no cenário esportivo. O artigo ressalta a necessidade de esforços coletivos para promover equidade de investimento, valorização midiática e uma cultura esportiva inclusiva, buscando criar um ambiente propício para o sucesso das jogadoras no futebol/futsal feminino. Chegamos no Capítulo 9 - "Futebol de Cinco na Inserção Social do Deficiente Visual", da autora Tarsis Rebeka Dias de Souza. O texto aborda o futebol de cinco como ferramenta de inclusão social para deficientes visuais, destacando benefícios emocionais, psicológicos e sociais. A pesquisa realiza uma compilação de informações disponíveis na literatura especializada, ressaltando a importância do esporte na mudança histórico-social. Findando o livro, chegamos ao Capítulo 10 - "A Prática do Futsal na Aula de Educação Física e o Interesse das Alunas do Ensino Fundamental pela Modalidade, em uma Escola Estadual de Rondonópolis – MT", dos autores Weliton Borges da Paz, Claudio Marcolino Santana e Fernanda Gabriella Pedroso Marques. A investigação apresenta o interesse das alunas do ensino fundamental pelo futsal. A pesquisa revela que a maioria das alunas gosta e participa da modalidade na escola. O estudo destaca a importância da conscientização sobre questões de gênero na prática esportiva e sugere abordagens mais inclusivas nas aulas de futsal. Convidamos os/as leitor/as a explorar as diversas perspectivas e descobertas apresentadas neste livro. Cada capítulo oferece insights valiosos para educadores/as, pesquisadores/as, estudantes e entusiastas do universo esportivo. Esta obra representa uma jornada enriquecedora que amplia horizontes no campo da pedagogia do futebol e futsal. Desfrutem da leitura e permitam-se absorver o conhecimento compartilhado por nossos/as dedicados/as autores/as. Tenham todos e todas, uma leitura proveitosa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1855 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do Futebol e Futsal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Pedagogia do Futebol e Futsal: reflexões e práticas de ensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pedagogia do Futebol e Futsal Reflexões e Práticas de Ensino.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740938/2/Pedagogia do Futebol e Futsal Reflexões e Práticas de Ensino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons