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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Calistro, Edinéia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schimanski, Edina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T12:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T12:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edinéia Aparecida Calistro - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740935 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa corrobora com a necessidade em abordar a educação e seus contextos em tempos de pandemia. Tem como objetivo analisar os impactos pedagógicos sociais do processo de ensino remoto no Colégio Estadual Santa Maria, levando em consideração a percepção docente sobre o processo de ensino- aprendizagem. Os pressupostos teóricos que norteiam o trabalho partem de autores/as como, Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), Mantoan (2003) que discutem o direito de inclusão, fundamentando uma prática pedagógica delineada na representatividade do sujeito. De natureza qualitativa, exploratório-descritiva, este trabalho se vincula à linha de pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A amostra voluntária da pesquisa foi composta por 20 docentes que atuavam no Colégio Estadual Santa Maria em contexto pandêmico. Os dados foram coletados via questionário on-line (Google Forms), estruturado em 32 questões dispostas em alternativas com possibilidade de respostas abertas. As respostas coletadas demandaram dos(as) respondentes determinadas informações a respeito do acesso do(a) docente à internet, utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), encaminhamento metodológico e as dificuldades encontradas no ensino remoto. Evidenciou-se com este estudo, que a maioria dos(as) docentes sentiram dificuldade na transposição do ensino presencial para o formato remoto, devido às necessidades de adaptação iniciais na utilização de plataformas. Constatou-se a sobrecarga de trabalho docente em Home-Office. Notou-se que a falta de interação, a desigualdade de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos(as) educandos(as), foram as grandes dificuldades do ensino remoto. Esta pesquisa vai pensar a inclusão social por meio de práticas pedagógicas emancipatórias, centradas em uma metodologia que reflete as demandas e os anseios dos(as) que lutam por um princípio de igualdade na educação. Como proposta, este estudo apresenta um produto educacional com proposições metodológicas que otimizam a educação humanizadora, subsidiando as instituições de ensino para o acompanhamento e reflexão do processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Covid-19: Possibilidades e Limites de Práticas Pedagógicas Humanizadoras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Edinéia Aparecida Calistro - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3800 | 2.7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740935/2/Edinéia Aparecida Calistro - Dissertação.pdfDownload |
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