Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Danielle Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justus, José Fabiano Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T12:13:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T12:13:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Danielle Cristina Martins - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740933 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa visou investigar como se desenvolveu o trabalho dos professores que atuaram em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no ano de 2021, na cidade de Ponta Grossa no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino remoto emergencial para os alunos público-alvo da Educação Especial, no período da pandemia causada pelo vírus COVID-19. O objetivo geral desta pesquisa tratou de analisar as questões referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores das SRM e o seu impacto no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Especial. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, envolveu, ainda, estudo bibliográfico e contou com as contribuições do método monográfico ou estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados utilizando como critério, que tivessem atuado na SRM durante pandemia com o desenvolvimento do ensino remoto emergencial. Os dados obtidos foram coletados por meio de um questionário eletrônico disponibilizado através de link de acesso pelo aplicativo whatsapp e constou de vinte e cinco (25) questões, sendo que destas, treze (13) eram abertas e foram analisadas conforme recorte dos temas repetidos com maior frequência. As respostas obtidas foram analisadas e organizadas em categorias considerando as fases orientadas pela Análise de Conteúdo, divididas em pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Identificou-se que as principais dificuldades que permearam o trabalho destes professores estão relacionadas à falta de conhecimento na área de tecnologias e a falta de habilidades para sua utilização. Considera-se que, diante de tais dificuldades, o professor tem atuado de maneira limitada e imediatista. Nesta perspectiva, foi desenvolvido um produto educacional no formato de E-book, para servir como guia de orientação para os professores que atuam na Educação Especial. Assim, acredita-se na relevância de serem ofertados periodicamente, processos de formação continuada voltados ao uso das tecnologias e propiciar momentos de reflexão que possam colaborar com uma maior compreensão por parte do professor em relação ao seu papel na escola. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores da sala de recursos multifuncionais durante o período de pandemia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Danielle Cristina Martins - Dissertação.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3900 | 1,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740933/2/Danielle Cristina Martins - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons