Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Emiliano, Daiane Olchanheski | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pisacco, Nelba Maria Teixeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T11:55:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T11:55:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Daiane | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740931 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos impactos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é sobre a comunicação social e o desenvolvimento da linguagem. Esta dissertação tem por objetivo investigar subsídios para a promoção da comunicação e desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA, sistematizá-los em um caderno pedagógico e verificar a sua contribuição para formação de professores. Trata-se de uma Pesquisa Translacional em ensino, que buscou transpor os limites acadêmicos, numa relação prática-teoria-prática, ao desenvolver o caderno pedagógico Comunicação e Linguagem no TEA: subsídios para a prática pedagógica, destinado à formação de professores. Empregou-se análise de abordagem qualitativa dos indicadores e dados. Utilizaram-se para a coleta de dados dois questionários, um para levantamento de demandas de formação e outro para a avaliação do caderno pedagógico, e um instrumento de validação por juízes (6) do questionário de avaliação. Foram convidados a participar da pesquisa professores experientes com alunos com TEA da Rede de Ensino Municipal de Ponta Grossa. A amostra foi composta por 20 professores e 15 deles avaliaram o caderno pedagógico. Destaca-se como principal produto do estudo o desenvolvimento do caderno pedagógico, que foi avaliado como excelente nas quatro categorias de análise. Numa escala Likert de 1 a 5, obteve média de 4,7 para o formato e aplicabilidade e 4,8 para funcionalidade e conteúdo. Os resultados destacam que a pesquisa translacional demonstrou-se de grande importância para o desenvolvimento do produto educacional, os questionamentos demonstram que não existe método ou estratégia pronta para ser executada ao aluno com TEA, mas embasamentos/ferramentas metodológicas que podem servir para construção desta organização prática, pois cada aluno é único e que a formação inicial de professores não dá suporte ao trabalho docente em sala de aula, com estudantes com TEA, considerando que a desatualização atrapalha todo o processo de construção de desenvolvimento da linguagem e comunicação destes. A pesquisa possibilitou, junto à amostra e partir do referencial utilizado, identificar ferramentas metodológicas que podem servir como caminho para facilitar o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos estudantes com TEA no ambiente escolar, indicou o uso do ensino colaborativo pela equipe escolar como um caminho para atingir o objetivo comum de ampliar as habilidades e potencialidades dos alunos com TEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Comunicação e o desenvolvimento da linguagem de estudantes com transtorno do espectro autista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Daiane.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3830 | 21,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740931/2/Produto educacional - Daiane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons