Comunicação e o desenvolvimento da linguagem de estudantes com transtorno do espectro autista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEmiliano, Daiane Olchanheski-
Autor(es): dc.contributor.authorPisacco, Nelba Maria Teixeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T11:51:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T11:51:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-04-
identificador: dc.identifier.otherDaiane Olchanheski Emiliano - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740930-
Resumo: dc.description.abstractUm dos impactos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é sobre a comunicação social e o desenvolvimento da linguagem. Esta dissertação tem por objetivo investigar subsídios para a promoção da comunicação e desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA, sistematizá-los em um caderno pedagógico e verificar a sua contribuição para formação de professores. Trata-se de uma Pesquisa Translacional em ensino, que buscou transpor os limites acadêmicos, numa relação prática-teoria-prática, ao desenvolver o caderno pedagógico Comunicação e Linguagem no TEA: subsídios para a prática pedagógica, destinado à formação de professores. Empregou-se análise de abordagem qualitativa dos indicadores e dados. Utilizaram-se para a coleta de dados dois questionários, um para levantamento de demandas de formação e outro para a avaliação do caderno pedagógico, e um instrumento de validação por juízes (6) do questionário de avaliação. Foram convidados a participar da pesquisa professores experientes com alunos com TEA da Rede de Ensino Municipal de Ponta Grossa. A amostra foi composta por 20 professores e 15 deles avaliaram o caderno pedagógico. Destaca-se como principal produto do estudo o desenvolvimento do caderno pedagógico, que foi avaliado como excelente nas quatro categorias de análise. Numa escala Likert de 1 a 5, obteve média de 4,7 para o formato e aplicabilidade e 4,8 para funcionalidade e conteúdo. Os resultados destacam que a pesquisa translacional demonstrou-se de grande importância para o desenvolvimento do produto educacional, os questionamentos demonstram que não existe método ou estratégia pronta para ser executada ao aluno com TEA, mas embasamentos/ferramentas metodológicas que podem servir para construção desta organização prática, pois cada aluno é único e que a formação inicial de professores não dá suporte ao trabalho docente em sala de aula, com estudantes com TEA, considerando que a desatualização atrapalha todo o processo de construção de desenvolvimento da linguagem e comunicação destes. A pesquisa possibilitou, junto à amostra e partir do referencial utilizado, identificar ferramentas metodológicas que podem servir como caminho para facilitar o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos estudantes com TEA no ambiente escolar, indicou o uso do ensino colaborativo pela equipe escolar como um caminho para atingir o objetivo comum de ampliar as habilidades e potencialidades dos alunos com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
Título: dc.titleComunicação e o desenvolvimento da linguagem de estudantes com transtorno do espectro autistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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