Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Inocencio, Bruna Heloisa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martiniak, Vera Lucia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T11:34:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T11:34:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740929 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como temática a formação continuada de professores no contexto da educação inclusiva e insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI. Tem como objetivo geral analisar a proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva, na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. Com os objetivos específicos pretende-se: contextualizar a formulação e implementação das políticas educacionais voltadas para a educação inclusiva; destacar a importância da formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva; e, verificar o processo de formação continuada de professores, na perspectiva da educação inclusiva,na rede municipal de ensino de Cascavel, PR. No referido município a perspectiva da educação Inclusiva é norteada pelas diretrizes nacionais, como a Constituição Federal de 1988, a Política Nacional de Educação Especial e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico com enfoque à formação continuada, por meio da aplicação de questionário aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Cascavel, PR. A análise dos dados coletados subsidiou o desenvolvimento de um produto educacional (e-book), que visa colaborar com a perspectiva da educação inclusiva, uma vez que se constitui como um material informativo, contribuindo para que o educador abranja maior domínio quanto às necessidades especiais dos alunos, considerando toda a diversidade que engloba o ambiente escolar. Os resultados apontam que apesar de o município de Cascavel estar atuando de forma a alinhar-se com as diretrizes das políticas públicas voltadas para a educação especial no que tange a oferta dos serviços e a capacitação dos profissionais, existe um longo percurso. No que concerne a formação continuada, os profissionais têm consciência da necessidade, entretanto não é ainda uma realidade entre os profissionaisque relatam dificuldades ao acesso, principalmente relacionadas à carga horária de trabalho em que os mesmos são submetidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 592KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | A formação continuada de professores no município de Cascavel na perspectiva da educação inclusiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional.pdf | https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4085 | 592,43 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740929/2/Produto educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons