Avaliação da Qualidade de Vida de alunos das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Castro-PR: possibilidades e limites de alterações na Gestão Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDancosky, Angela Sleutjes-
Autor(es): dc.contributor.authorPedroso, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-26T11:12:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-26T11:12:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
identificador: dc.identifier.otherAngela Sleutjes Dancoskypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740927-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do estudo foi avaliar a Qualidade de Vida (QV) dos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais, da rede estadual de ensino do município de Castro-PR, por meio da aplicação do questionário KIDSCREEN-27. Além de compreender os fenômenos que a afetam negativamente, pretende-se propor estratégias de intervenção no contexto da Gestão Escolar e analisar as limitações que se contrapõem a essas propostas de mudanças. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2021. O estudo foi realizado com 148 alunos, 55 do sexo feminino e 93 do sexo masculino com média de idade de 13,86 anos. Os resultados indicaram que a QV geral dos alunos é satisfatória (70,74), que os domínios que apresentaram melhores escores foram Suporte Social e Grupo de Pares (72,97) e Bem-Estar Psicológico (72,20). O índice mais baixo foi registrado no domínio Autonomia e Relação com os Pais (67,40), que reflete as questões específicas da adolescência relacionadas a fragilidade das relações entre pais e filhos, da falta de autonomia e questões de cunho financeiro. Conclui-se que há possibilidades de alteração destes índices por meio de ações conjuntas de intervenção da Gestão Escolar, buscando um trabalho colaborativo mais efetivo com a família por meio de formações e vivências que restaurem a relação entre pais e filhos adolescentes e que orientem ações específicas para o desenvolvimento da autonomia nesta faixa etária. A maior limitação restringe-se a questão financeira, que interfere diretamente na Qualidade de Vida do aluno e que recebe a menor interferência da Gestão Escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKIDSCREEN-27pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolarpt_BR
Título: dc.titleAvaliação da Qualidade de Vida de alunos das Salas de Recursos Multifuncionais do município de Castro-PR: possibilidades e limites de alterações na Gestão Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons